Castrações serão feitas em clínicas credenciadas e o procedimento será pago pela prefeitura - Foto: Marcos Fabricio

Estão abertas as inscrições para o credenciamento das clínicas veterinárias interessadas em realizar o procedimento de castração dos cães e gatos em Maricá. A iniciativa promovida pela Prefeitura, por meio da Coordenadoria Especial de Proteção Animal, visa controlar o crescimento populacional destes animais que ultrapassam os 24 mil imunizados na última campanha de vacinação oferecida em setembro de 2018, e consequentemente, reduzir os casos de abandono e de maus tratos diagnosticados.

Na proposta aprovada, as unidades realizarão os procedimentos cirúrgicos e a Prefeitura vai arcar com os custos de cada uma. Inicialmente serão 200 vagas para o procedimento cirúrgico feito nas clínicas cadastradas.

“Acreditamos que o controle populacional ajuda a reduzir esse abandono de ninhadas e também de sensibilizar as pessoas. A pessoa não vai encontrar mais filhotes com tanta facilidade a ponto de pegar, achar que é um objeto, um brinquedo e daqui a pouco não querer mais e se desfazer”, disse a coordenadora Milena Costa.

A coordenadora ressaltou, no entanto, que somente será permitido cadastrar um CPF por animal. Caso uma família tenha mais de um animal, o cadastro pode ser feito pelo CPF de cada componente da residência.

Interessada em participar do credenciamento, a Clínica Veterinária Maricá está em fase de conclusão dos trâmites do processo, para assim iniciar o serviço custeado pela Prefeitura. Somente em uma semana, segundo levantamento feito pela Coordenação Especial de Proteção Animal, foram registradas 11 denúncias de abandono de animais nos bairros de Ubatiba, Itaipuaçu, Inoã, São José do Imbassaí e Bambuí. “O método mais eficaz para fazer o controle populacional é a castração e o maior beneficiado com isso é a saúde pública. É importante para o município controlar e evitar as doenças de zoonoses”, afirmou Cristiano Costa Espósito, médico veterinário da clínica.

As unidades participantes deverão ser cadastradas no Conselho Regional de Medicina Veterinária. O Edital poderá ser retirado na Secretaria de Saúde, situada na Avenida Roberto Silveira, 46, 3º andar ou pela internet (clique aqui). Mais informações pelo telefone 2637-2054 ramal 481. As informações sobre o edital de abertura está publicado no Jornal Oficial de Maricá (veja aqui).