Animais são adestrados no canil municipal - Foto: Elsson Campos

A Guarda Municipal de Maricá recebeu nesta terça-feira (12/02), vários itens necessários para o adestramento de cães que serão utilizados em ações da guarda e que ficam no canil municipal do Bananal. Segundo o coordenador do canil Maurício Carpegiani, a partir de agora, os animais serão preparados para proteção, socialização e apresentações em escolas e instituições interessadas.

“Esse material vai permitir que os cães sejam treinados para, futuramente, auxiliar no trabalho policial, como procura de entorpecentes em locais públicos”, explicou, ressaltando que cada cão possui um condutor e seu treinamento é feito de acordo com a escala dos profissionais. “Assim, no dia que o treinador está de folga, o cão descansa, tendo assim um período de liberdade, para não ficar estressado”, completou Maurício Carpegiani.

O lote recebido contempla macacão (sem a parte superior), luva para filhote, refil de luva para filhote, refil de luva de uso intermediário, manga de mordedura, bastão acolchoado, chicote, bate pilow, peitoral em couro, peitoral em nylon, salsicha com duas alças, além de guias de dois e dez metros.

Reativado pela Prefeitura há cerca de um ano, o canil municipal do Bananal (Ponta Negra) fica ao lado da Escola Municipal Amanda Pena de Azevedo Soares e se tornou residência de quatro cães (três machos irmãos e uma fêmea de origem diferente), atualmente com idade em torno de um ano e meio. Segundo os adestradores, cada animal demora em média de três a quatro meses para completar o treinamento.