Voluntários doaram sangue em ação no CEM Joana Benedicta Rangel - Foto: Clarildo Menezes

A primeira ação de doação de sangue realizada em 2019 pela Secretaria de Saúde de Maricá ocorreu no último sábado (09/02) no CEM Joana Benedicta Rangel, no Centro. A parceria com o Hemorio, que tem o nome de ‘Doe Sangue, Salve Vidas’, conseguiu coletar 120 bolsas de sangue, cada uma com cerca de 500ml. De acordo com a secretaria, estão previstas ainda outras ações ao longo deste ano, que devem ocorrer a cada três meses.

A médica Márcia Bem Senor, que é do Hemorio e coordenou a atividade, falou da importância da campanha neste período entre férias escolares e de festas de fim de ano e carnaval. “É um período em que os estoques de sangue tendem a baixar em razão da maior procura. Sempre procuramos prefeituras parceiras para nos ajudar a renovar esse quantitativo e a procura que tivemos aqui mostra como a cidade é solidária”, observou.

Durante todo o dia, a fila na triagem de atendimento foi realmente numerosa, com algumas pessoas indo doar sangue pela primeira vez. Uma delas foi a recepcionista Talita de Castro, de 37 anos. “Não conseguia ir por causa do trabalho, mas creio que fiz a minha parte para ajudar ao próximo”, avaliou ela, que mora em Araçatiba.

Com mais experiência em doação, o publicitário William da Costa, que tem 25 anos e mora em São José de Imbassaí, garantiu que não é preciso ter medo. “Todo mundo pode doar com tranquilidade, não tem problema nenhum. Eu faço minha doação sempre em Niterói e acho importante especialmente perto do Carnaval, quanto ocorre todo tipo de acidentes”, lembrou.

Deixe uma resposta

Please enter your comment!
Please enter your name here