Professores de natação e hidroginástica são capacitados para atender pessoas com deficiência - Foto: Clarildo Menezes

Professores de natação e hidroginástica participaram neste sábado (09/02) de uma capacitação para receber alunos com deficiência no Complexo Esportivo Leonel de Moura Brizola (Arena Flamengo). O encontro teve uma palestra e uma aula prática na piscina, ambas ministradas pelas professoras Grazielle Ramos e Elisângela Cordeiro. Além de especializadas em pessoas com deficiência, ambas também têm filhos com essas características.

A atividade serviu de preparação para a abertura de 504 vagas que a Secretaria de Esporte e Lazer de Maricá vai disponibilizar para esses alunos. As regras de inscrição para cada modalidade ainda estão sendo definidas e deverão ser divulgadas após o Carnaval. “A ideia é acompanhar o desenvolvimento desses alunos durante as aulas para, gradativamente, fazê-los migrar para as turmas regulares. Nosso intuito é a inserção na sociedade, que eles sejam aceitos por todos”, afirmou o coordenador Carlos Vagner Frauches.

De acordo com a professora Maria Estela Barros, que coordenou a atividade, trabalhar com pessoas com deficiência requer uma série de condições de estímulo, especialmente crianças. Para Grazielle Ramos, a abertura dessas vagas representa uma conquista. “São pessoas que têm um potencial que precisa ser visto, e Maricá está se tornando uma referência no esporte adaptado”, reforçou ela, mãe de João, de 13 anos, que é autista.

Com Grazielle está Elisângela Cordeiro, também especialista em pessoas com deficiência e mãe de Josué, que tem baixa visão e surdez. “Se o esporte é vida, como dizem, creio que tem de ser vida para todos, a sociedade deve ter esse olhar. Vindo do poder público, então, é algo ainda melhor, porque deu voz às mães que tinham essa carência de atenção aos seus filhos”, ressaltou.

Deixe uma resposta

Please enter your comment!
Please enter your name here