Três instituições de ensino apresentaram documentação para participar do Passaporte Universitário - Foto: Elsson Campos

A Prefeitura realizou na manhã desta quinta-feira (31/01), na sede da Secretaria de Educação, no bairro Boa Vista, a abertura dos envelopes do Chamamento Público do Programa Passaporte Universitário. As instituições de ensino Unilasalle, Universidade Estácio de Sá e a Fundação Educacional Severino Sombra (Fusve), de Vassouras, apresentaram documentação nesta primeira chamada pública.

O Programa Passaporte Universitário é política pública que tem o objetivo de diminuir as desigualdades de acesso ao ensino superior investindo na formação da população na futura geração de novos profissionais no município. Inicialmente, serão destinadas mil bolsas de estudo para os cursos de graduação, sendo 50 para cursos de medicina para pessoas que moram, há pelo menos, cinco anos em Maricá.

“Quem é aluno de escola pública, muitas vezes não tem dinheiro de pagar uma faculdade. Temos a certeza de que o crescimento de um município também está ligado ao conhecimento. Esta é a herança que queremos deixar para os nossos munícipes”, disse Adriana Luíza da Costa, secretária de Educação.

Neste primeiro momento, o objetivo foi habilitar faculdades interessadas em firmar convênio ou contrato para concessão de bolsas de estudos em cursos de graduação e pós-graduação e, na próxima semana, haverá solenidade de abertura do Programa Passaporte Universitário. Em breve, será publicado o edital com os requisitos para os estudantes.