Oitava edição da Parada LGBT será realizada em Itaipuaçu - Foto: Marcos Fabricio

Comemorando o Mês da Visibilidade Trans, celebrado no dia 29/01, a 6ª Parada do Orgulho LGBT de Maricá reuniu neste domingo (27/01) centenas de pessoas na Praça Orlando de Barros Pimentel, no Centro. O evento, que teve como tema “Se fere minha resistência, serei resistência”, homenageou Marielle Franco e João Nery, que faleceram em 2018 deixando um legado de luta e ativismo.

A festa contou ainda com shows da cantora Bruna e Marcela, Juan Benny e apresentações de performances das transformistas como Kátia Jones, Lauren (que dublou a cantora Pablo Vittar), entre outras interpretações, além da DJ Carol Sabá, que colocou o público para dançar ao som de muita música eletrônica.

O coordenador municipal LGBT de Maricá da Secretaria de Participação Popular, Direitos Humanos e Mulher, Carlos Alves, reafirmou que a Parada do Orgulho LBGT não se trata apenas de uma festa, mas sim, de um evento político cultural de grande importância para a cidade. “Para nós, é um evento que denuncia essa situação de perseguição que a população LGBT sofre, como aconteceu agora com o deputado federal Jean Wyllys, que teve que sair do Brasil por receber ameaças de morte”, lembrou.

A presidente do grupo TransRevolução e coordenadora da Casa Nem, que serve de abrigo para a população LGBT no Rio de Janeiro, Indianara Siqueira, destacou a importância do evento como forma de chamar a atenção contra o preconceito e na luta por ter seus direitos básicos como cidadãos. “A violência é diária e nossa luta também. Estamos no Dia da Visibilidade Trans e as pessoas trans ainda estão brigando pelo direito básico de ir ao banheiro e de simplesmente ir ao cartório e mudar o nome. Estamos ainda brigando por essas questões básicas”, declarou.

Ícone do público LGBT, a transformista Ingrid H também marcou presença no evento e falou sobre a luta que contra a homofobia.“Existe muita homofobia e nós merecemos um espaço melhor, pois somos seres humanos como outro qualquer. O respeito vem acima de tudo”, clamou.

Deixe uma resposta

Please enter your comment!
Please enter your name here