Peça infantil apresentada no Cineteatro Henfil - Foto: Elsson Campos

A história do “Casamento da Dona Baratinha” levou diversas famílias ao Cinema Público Municipal Henfil nesse fim de semana (19 e 20/01) numa iniciativa da Secretaria de Cultura pelo Projeto Maricá em Cena. Produzido pela Cia 3 Micos de Teatro e com adaptação e direção de Reginaldo Celestino, o espetáculo infantil contou a história de uma baratinha que, após encontrar uma caixinha de ouro no seu quintal, decide se casar. Para atrair pretendentes como o Rato, seu escolhido, é estimulada pela sua amiga Formiga a cantar.

No elenco, Rita Ávila (Dona Baratinha), Jackson Maia (sapo e o rato), Gerson Rodrigues (besouro), Isa Di Morais e Vera Monteiro (Dona Formibela) conduzem a peça, que teve 50 minutos de duração. A atriz Rita Ávila, que interpreta a personagem principal da peça, disse estar muito feliz em se apresentar em Maricá com esse grupo que já está formado há mais de um ano, visitando diversos teatros do país. “Essa história é um clássico que acompanha gerações e é um prazer enorme poder encantar as crianças dessa cidade tão linda”, destacou.

A atriz Vera Monteiro, que atua como a Formibela, que é amiga da Dona Baratinha, explicou que o mais importante é a interação com as crianças. “Motivamos a participação deles para que se sintam parte do processo teatral. Temos que resgatar a poesia, o lúdico e propor que os pais e as crianças interajam e se divirtam”, ressaltou a atriz.

Luciana Pereira da Cunha, moradora do Caxito, de 34 anos, acha muito importante trazer o filho Miguel da Cunha, de três anos, para conferir as peças infantis. “Ajuda no desenvolvimento dele e ajuda a estimular desde cedo a hábito pela leitura. Como ele ainda não sabe ler, faço questão de ler as historinhas infantis e ele adora”, declarou.

Milene Malta, de 41 anos, pela primeira vez, trouxe a filha, Maria Fernanda Alves, de três anos, para assistir um espetáculo infantil. “Minha mãe sempre lê histórias para mim e eu adoro. Não conheço a da Dona Baratinha, mas vai ser legal”, disse a pequena antes de entrar no teatro. Para a mãe, a peça é fundamental para incentivar a aproximação com outras pessoas e apresentar histórias da nossa literatura. “Desde cedo, temos que trabalhar com atividades lúdicas para que as crianças se encantem pela cultura e arte e busquem ler”, declarou a mãe Milene.

Deixe uma resposta

Please enter your comment!
Please enter your name here