Praça do Saber em Araçatiba - Foto: Elsson Campos

Diversas crianças se encantaram com as atividades lúdicas propostas pela primeira edição do ano do projeto “Praça do Saber”, realizada na Praça Tiradentes, em Araçatiba, no fim da tarde deste sábado (19/01), numa iniciativa da Secretaria de Cultura, promovida pela Coordenação de Literatura da pasta.

Pintura artística, artesanato, massinha para modelar, livros infantis, lápis de cor e folhas estavam disponíveis para que os pequenos artistas soltassem a imaginação e se divertissem. Além disso, o clássico inglês “João e o Pé de Feijão”, escrito por Benjamin Tabart, em 1804, foi a história escolhida para ser trabalhada com as crianças.

Isabelle Oliveira, de 9 anos, e seu irmão Caio Oliveira, de 6 anos, não conheciam o projeto e estavam aproveitando para participar de todas as atividades. Bem desenvolta, Isabelle chamou no microfone as demais crianças da praça para virem brincar no projeto. “Quero vir sempre porque aqui é bem legal. Estou me divertindo muito. Adoro pintar. E também posso brincar e ainda fazer novos amigos”, declarou a menina.

Rafael Pinheiro, de 9 anos, também estava no projeto com sua irmã, Mariana Pinheiro, de 7 anos. Fã do desenho Dragon Ball Z, Rafael desenhou e pintou os guerreiros da animação. “Aqui é bem legal porque podemos soltar nossa imaginação e brincarmos do que quisermos”, ressaltou.

Para a moradora de São José de Imbassaí, Rosa Maria Carvalho, de 67 anos, o melhor do projeto é permitir que as crianças se divirtam como antigamente. “Criança tem que ser criança. Se sujar, correr, cair, pintar e deixar de lado um pouco a tecnologia. Eles terão que usar o computador o resto da vida adulta deles, então, na infância, eles têm que se divertirem”, declarou a avó do Miguel Rodrigues, de 7 anos.

A coordenadora de Literatura da Secretaria de Cultura, Suellen Figueiredo, destaca a importância do projeto, que oferece arte, cultura e lazer nos espaços públicos do município. “Nossa proposta é oferecer atividades que, desde cedo, incentivem o hábito da leitura e a reflexão das histórias. Por exemplo, hoje, a história do João com Pé de Feijão nos permite trabalhar que colhemos o que plantamos, seja no sentido literal como também na vida”, explicou. Implantado em outubro de 2017, o projeto será realizado de forma itinerante para beneficiar crianças de outros bairros, como Itaipuaçu (na Praça dos Gaviões, no dia 26/01) e São José de Imbassaí, no dia 2 de fevereiro.

Deixe uma resposta

Please enter your comment!
Please enter your name here