Ao todo, 56 alunos dos condomínios MCMV de Inoã e Itaipuaçu foram aprovados - Foto: Katito Carvalho

Foram aprovados no Ensino Fundamental e Médio, 56 alunos que participaram do curso preparatório do Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja), oferecido pela Prefeitura de Maricá, por meio das secretarias de Relações Institucionais e de Economia Solidária, aos moradores dos condomínios Minha Casa Minha Vida de Inoã e Itaipuaçu. Os alunos participaram de aulas dentro dos dois condomínios. O Pré-Encceja teve como principal objetivo preparar jovens e adultos, que não terminaram os estudos em idade escolar regular para a prova, realizada em agosto do ano passado.

Muitos alunos como a recepcionista Alessandra Bourquet, 34 anos, moradora do MCMV de Itaipuaçu, tiveram que parar os estudos para cuidar dos filhos ou trabalhar. Com o ensino médio concluído, Alessandra já conseguiu uma nova oportunidade de emprego. “Eu me motivei a estudar para melhorar meu salário. Antes, trabalhei numa fábrica de carnes como auxiliar de produção e, hoje sou recepcionista de uma clínica médica em Itaipuaçu porque consegui terminar meu ensino médio. Agradeço a oportunidade que tive de estudar no condomínio onde moro e concluir os estudos que precisei interromper quando tive minha primeira filha”, disse.

A coordenadora geral do projeto, Caroline Souza, contou que são dezenas de histórias semelhantes a da Alessandra e que o projeto recebeu moradores que estavam a mais de 30 anos sem estudar. “Muitos chegavam e contavam, tristes, que faltava motivação e nós conseguíamos resgatar essa autoestima deles com muita conversa e aulas dinâmicas. Também ajudamos para que fizessem as inscrições para a prova, já que muitos não tinham acesso a internet. Esperamos continuar esse projeto e que muitas outras pessoas sejam beneficiadas, além de proporcionar a oportunidade de fazerem o Pré-Enem Popular”, concluiu.