Cerimônia de formatura do EMCCEF no CEM Joana Benedicta Rangel, no Centro

Durante cerimônia de formatura, realizada nesta terça-feira (15/01) na quadra do CEM Joana Benedicta Rangel, no Centro, foram entregues 664 diplomas aos alunos da rede municipal aprovados no Exame Municipal para a Certificação de Competências do Ensino Fundamental (EMCCEF), prova que atesta a conclusão do Ensino Fundamental para as pessoas que não conseguiram concluir esta etapa na idade apropriada. Segundo informações da Secretaria de Educação atualmente Maricá está com 87% de correção de fluxo – Medida política e estratégica utilizada para adequar a série à idade dos alunos no ensino fundamental -, e com isso, se torna o município com o maior índice de correção do estado.

O prefeito Fabiano Horta falou aos aprovados sobre a importância da educação na vida de cada cidadão. “A vida nos proporciona algumas surpresas e alguns simbolismos que hoje direciono especialmente para os nossos jovens que precisam se esperançar com o Brasil. Essa formatura possibilita o sonho de um futuro, de uma etapa cumprida por vocês que significa as batalhas que foram vencidas na individualidade. E, para nossa grata surpresa, justamente em um dia, no qual, o Brasil se depara com a dimensão da regulação da liberação da posse de armas o que entregamos em Maricá são diplomas, armas da transformação verdadeira do futuro das pessoas”, avaliou o prefeito. “Precisamos refletir se a nossa juventude no futuro vai estar preocupada com o calibre da arma que quer dentro de casa ou se estarão discutindo a partir da educação, da superação das etapas, da superação dos desafios a formação e o avanço da educação de que cada um precisa”, disse. “Cada um aqui sabe os desafios que venceu. O futuro é possível e queremos uma cidade que construa esperanças e hoje a entrega desses diplomas representa a possibilidade de sonhar com o futuro e ter na educação a certeza que esse futuro vai se realizar”, afirmou Fabiano.

A secretária de Educação, Adriana Luíza da Costa, ressaltou que esse é apenas mais um degrau na vida acadêmica dos alunos e que o município seguirá trabalhando para facilitar as demais etapas. “É com muita satisfação que vemos essa quadra lotada de pessoas felizes e realizadas. E hoje, também me sinto realizada por estar contribuindo e auxiliando esses jovens a chegarem no ensino médio. Esse é um trabalho de excelência realizado por uma equipe de profissionais nas escolas municipais e que se justifica e se consolida ao aprovar um número tão expressivo de alunos”, frisou Adriana. “Fico muito feliz é pra mim é uma honra participar das mudanças na educação de Maricá. Os resultados alcançados hoje é o resultado do trabalho de quem pensa educação, humanização e de quem pensa em proporcionar aos nossos jovens um futuro melhor”, analisou a diretora geral do CEM Joana Benedicta Rangel, Vanda Timóteo da Silva.

“Estou muito feliz, pois passei por vários momentos e hoje receber esse diploma significa a possibilidade de conquistar e realizar meus sonhos e um deles é dar continuidade aos meus estudos”, disse Vitória Lopes, de 15 anos, aluna da E.M. João Monteio, em Itaipuaçu. Já o aluno Nícolas de Oliveira, de 16 anos, aluno da E.M Antônio Lopes, em Itapeba, pretende continuar estudando e sonha com uma vaga na Universidade. “Não foi fácil chegar até aqui, mas certamente foi a melhor decisão que tomei. Esse certificado vai me ajudar muito na minha vida. Agora é ir com tudo para o ensino médio e depois a universidade”, afirmou o jovem.

Além de alunos do Joana Benedicta o evento contou com alunos aprovados das escolas  E.M Professor Darcy Ribeiro, E.M da Mata Atlântica, E.M Municipalizada, E.M Ministro Luis Sparano, E.M Lucio Thome Guerra Feteira, E.M João da Silva Bezerra, Caic Elomir Silva, E.M Reginaldo Domingues Dos Santos, E.M Guaratiba, E.M Marisa Letícia Lula da Silva e E.M Mauricio Antunes de Carvalho.