Neste início de ano, o projeto Praça do Saber será itinerante e estará em três locais da cidade: Araçatiba, Itaipuaçu e São José de Imbassaí. A história escolhida para ser trabalhada com as crianças é o clássico “João e o pé de feijão”. Escrita por Benjamin Tarbat, em 1804, relata a aventura de um menino que, após receber sementes mágicas de feijão e sua mãe jogá-las no jardim, se depara com um pé da leguminosa, no dia seguinte, ultrapassando as nuvens. Sobe por ele e, no seu topo, descobre um castelo onde mora um gigante.

“Numa primeira olhada, a história de João e o pé de feijão parece não conter uma moral a ser ensinada. Mas isso não é verdade. Podemos trabalhar valores exatamente pelas situações de estranhamento do texto. A própria criança nos traz as questões, na verdade”, comenta Suellen Figueiredo, coordenadora de Literatura da Secretaria de Cultura.

Já Andréa Cunha, secretária da pasta, ressalta a mobilidade do projeto em localidades fora do Centro de Maricá. “Muitas pessoas me cobravam isso, de levarmos o Praça do Saber a outros bairros. São demandas que nos chegam e não podemos desprezar. Então, programamos contação de história com atividades correlatas em três praças e a idéia é continuarmos itinerante ao longo do ano”, diz. 

Deixe uma resposta

Please enter your comment!
Please enter your name here