Câmeras de monitoramento que funcionarão por toda a cidade

Quem trafega pela RJ-106 com destino à Maricá, certamente já reparou nas 70 câmeras que foram instaladas pela Prefeitura em 32 pontos estratégicos. O cerco eletrônico inteligente, proporcionado pela “muralha digital”, compõe o cinturão de segurança da cidade, que estará completo ainda no primeiro trimestre de 2019.

Para evitar que os motoristas se confundam e reduzam a velocidade bruscamente nestes locais, inicialmente as câmeras (que não são radares) foram cobertas. Assim que entrar em funcionamento, o cercamento eletrônico ganhará um pórtico informativo na descia do Cala Boca, na entrada do município.

De acordo com a chefe de gabinete da Secretaria de Segurança, Ordem Pública e Trânsito, Anuciana dos Santos Azevedo, o foco das câmeras está na ampliação da visão das entradas e saídas do município, o que permitirá ações rápidas de segurança. “Utilizaremos as imagens para identificar, caso haja uma restrição de furto, roubo ou mesmo um indicativo de suspeita emitido pelas forças de segurança, o sistema não tem a finalidade de penalizar contribuinte, ele vem para somar”, enfatizou.

O Centro de Operações de Segurança (CIOSP), onde ficará a Central de Videomonitoramento, funcionará no prédio do Gabinete de Gestão Integrada Municipal (GGIM), no Centro.