Um total de 562 alunos da rede municipal de ensino obtiveram aprovação no primeiro Exame Municipal para a Certificação de Competências do Ensino Fundamental (EMCCEF), realizado pela secretaria de Educação, que atesta a conclusão do Ensino Fundamental para as pessoas que não conseguiram concluir esta etapa na idade apropriada. A cerimônia de formatura dos aprovados será no dia 15/01, no CEM Joana Benedicta Rangel, às 18h. Seguindo o mesmo padrão do Encceja (Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos), o exame municipal foi direcionado a alunos da rede municipal com mais de 15 anos de idade que estavam em defasagem idade-ano de escolaridade, garantindo que os aprovados possam cursar o Ensino Médio. Um total de 664 alunos se inscreveram para participar do EMCCEF, realizado no dia 21/12, com um total de 20 questões de múltipla escolha para medir competências do Ensino Fundamental nas áreas de Linguagem, Ciências Humanas e Ciências da Natureza.

O subsecretário de Desenvolvimento da Educação Básica, Rodrigo Moura, explicou que na reestruturação pedagógica da rede municipal de 2018, um dos principais problemas se referia à questão da distorção série/idade. “Fizemos turmas específicas de aceleração, mas ainda assim, essa questão não era totalmente corrigida. Por isso, criamos o EMCCEF que permite dar oportunidade a esses alunos concluirem o ensino fundamental, além de reestruturar o programa de Aceleração, onde tivemos 98% de alunos aptos a cursar o Ensino Médio, um total de 199 alunos. Queremos fazer da escola um espaço de resgate de sonhos e de construção de oportunidades”, explicou.

“Na aplicação de cada prova, descobrimos mundos individuais tão importantes, sonhos e desejos. Vimos que vale a pena acreditar, insistir. O EMCCEF é, sem dúvida, a prova de que queremos formar, humanizar, respeitar os direitos individuais e devolver a cada um daqueles jovens e adultos a beleza inexplicável de sonhar, de prosseguir, de voar”, declarou a secretária de Educação, Adriana Luíza da Costa. “Solicitamos ao estado a ampliação da oferta de vagas do ensino médio o que ajudará inclusive para fixar os professores nos colégios de Maricá, evitando a necessidade de complementação da carga horária em outro município”, acrescentou. Maricá conseguiu encaminhar 863 alunos para o Ensino Médio.

Uma das escolas participantes, a E. M. Vereador Osdevaldo Marins da Matta, em Santa Paula, conquistou 100% de aprovação no exame, com participação de 23 alunos. “É uma oportunidade única de incentivá-los a acreditar no próprio potencial. Muitos passam por problemas familiares ou situações de abandono e sem qualquer estímulo para o aprendizado”, disse a diretora da unidade, Allini Guimarães de Azevedo. “Mais do que conteúdo, nossa proposta era mexer com a questão emocional, despertando sonhos, estimulando a autoconfiança. Não esperava 100% de aprovação. Foi meu melhor presente de Natal”, admitiu.

Amanda Siqueira Costa, de 15 anos, foi uma das aprovadas. Repetente por dois anos, a jovem que cursava o 6º ano na E. M. Vereador Osdevaldo Marins da Matta, se sentia envergonhada por estar numa turma com alunos bem mais novos. “Eu chorava muito porque todo mundo passava de ano e eu não conseguia, apesar de estudar, adorar ler e escrever. Me sentia incapaz e confesso que pensei em parar de estudar. “Quando soube dessa chance, estudei, pesquisei,  participei do aulão que foi fundamental para que eu conseguisse essa aprovação”, declarou.