Instalação de cabos de fibra ótica no prédio da prefeitura, no Centro -Foto: Michel Monteiro

A Prefeitura informa que a irregularidade na coleta de lixo em Maricá decorre do período de fechamento do Centro de Tratamento de Resíduos de Itaboraí, para onde todo o volume recolhido no município é levado. O centro fechou antes do Natal – sem informar previamente à Prefeitura – e com isso os caminhões que foram até o local não puderam ser descarregados até que o local fosse reaberto. Isso obrigou a paralisação da coleta e gerou a demanda reprimida. O fechamento do centro também ocorreu no período do réveillon, o que forçou nova interrupção e prejudicou mais o serviço. Além disso, como a cidade ficou lotada no período de festas, muitos veranistas não sabiam que a coleta é feita em dias alternados, por bairros e deixaram o lixo doméstico para que este fosse recolhido sem observar se esta seria feita naquele dia. A Prefeitura já solicitou à empresa responsável que reforce o trabalho de forma a sanar a situação o mais rapidamente possível.