Técnicas de enfermagem e enfermeiras participaram - Foto: Marcos Fabricio

Uma reunião sobre o ajuste de ações de imunização para 2019 aconteceu nesta quarta-feira, 26/12, no Cineteatro Henfil (Centro) com funcionárias do Programa de Imunização da Secretaria de Saúde. Durante o encontro, enfermeiras foram orientadas sobre ética profissional, o procedimento a ser adotado em crianças alérgicas, a forma correta do preenchimento das vacinas nas cadernetas, as campanhas que devem ser realizadas no período e as vacinas que passam a fazer parte do calendário de vacinação exclusivo da rede pública.

“Descentralizou o teste do pezinho e agora vai acontecer o mesmo com a BCG. Afinal, os exames têm que ser realizados juntos. Por isso uma capacitação vai ser feita com vocês”, avisou a coordenadora Márcia Matos, antes de solicitar que informações sobre o nome, data, local, campanha e lote sejam observados e anotados: “São pequenos detalhes que podem evitar problemas graves se a criança tiver algum problema e precisar ser medicada posteriormente”, completou. A necessidade da população estar vacinada contra a febre amarela também foi abordada, já que, segundo a coordenadora “a preocupação maior da doença é com visitantes, que acabam se instalando na casa de parentes na cidade. Quem é morador já está vacinado”, disse.

Para Juliana Marangon, enfermeira da Estratégia e Saúde da Família Inoã 1, apesar de já exercer normalmente o que foi abordado, reunir todas as enfermeiras da cidade é muito importante. “Essas capacitações servem para aprimorar e buscar o melhor para a população, porque a saúde está sempre se inovando”, concluiu. As mesmas orientações foram passadas para técnicos de enfermagem na parte da manhã.

Deixe uma resposta

Please enter your comment!
Please enter your name here