Crianças do MCMV curtiram o Natal Iluminado na praça do Centro e em Araçatiba - Foto: Elsson Campos

Aproximadamente 200 crianças dos condomínios Minha Casa Minha Vida de Inoã e Itaipuaçu (Residencial Carlos Alberto Soares de Freitas e Residencial Carlos Marighella, respectivamente) participaram no último sábado (22/12) da “Viagem de Natal”. A iniciativa, realização da Prefeitura por meio das secretarias de Participação Popular, Direitos Humanos e Mulher, Turismo e Educação, teve como objetivo levar os pequenos e seus responsáveis para conhecer o “Natal Iluminado” na Praça Orlando de Barros Pimentel, no Centro.

Para a viagem foram utilizados 5 veículos, entre ônibus escolares e os já conhecidos Vermelhinhos. Na praça, crianças e responsáveis se divertiram com o trenó gigante, bolas giratórias, escorregadores, entre muitas outras atrações, mas o que todos queriam mesmo era abraçar o Papai Noel e fazer uma bela foto com o bom velhinho.

De acordo com o coordenador do Programa Minha Casa Minha Vida (MCMV) e subsecretario de Participação Popular, Direitos Humanos e Mulher, Mauro Alemão, o mais importante da ação é perceber a alegria das crianças. “O espírito de Natal tem que estar ao alcance de todos e a Prefeitura de Maricá está proporcionando isso aos moradores dos condomínios Minha casa Minha Vida de Inoã e de Itaipuaçu. É muito gratificante ver a alegria de todos que estão aqui participando desse passeio. Esse é um Natal de Luz que está realmente iluminando o coração de todos”, afirmou Mauro Alemão.

A dona de casa Camila Cândido, moradora do residencial de Inoã e mãe dos pequenos João Vitor, Pietro e Ana Clara, afirmou que ficou muito feliz com a atividade oferecida às crianças do MCMV. “Desde que soubemos deste passeio ficamos na expectativa para o dia de hoje. As crianças não falam em outra coisa. Estão todas ansiosas para encontrar com o Papai Noel”, revelou Camila. Ana Clara, de 6 anos, contou que essa é a segunda vez que irá ver o bom velhinho. “Já vi o Papai Noel na escola, mas hoje vou pedir a ele uma boneca”, disse sorridente pouco antes de entrar no ônibus que a levaria até a praça, no Centro.

Bastante entusiasmado com o passeio, o estudante João Caio, de 11 anos, garantiu que já tinha escrito sua cartinha para o Papai Noel. “Quero encontrar com ele e ver se ele me dá o que eu pedi”, disse João enquanto brincava em um dos brinquedos do parquinho.

Responsável pelo grupo do MCMV de Inoã e presidente do conselho de moradores do setor D do residencial, Elauzenir Vieira, garantiu que a ação foi bastante divulgada e que o intuito era acolher o maior número de crianças possíveis.

“Muita criança aqui nunca viu o Papai Noel, e por isso, divulgamos muito essa iniciativa. Todos os pais interessados fizeram um cadastro com o nome dos filhos, setor, bloco com o objetivo de evitar qualquer eventualidade”, contou Elauzenir. “Só aqui no condomínio de Inoã estão cadastrados aproximadamente 150 pessoas entre crianças e adultos e para garantir a segurança cada criança ganhou uma pulseirinha de identificação”, frisou. “Esse tipo de evento aproxima o governo municipal da população e aqui temos muitas pessoas que precisam desse tipo de carinho, de atenção e poder colaborar para que ações como essas aconteçam me deixa muito feliz”, disse Elauzenir bastante emocionada.