Torres do castelo de areia foram destruídas - Foto: Katito Carvalho

Um vândalo destruiu a escultura do castelo de areia que há cerca de um ano enfeitava a Lagoa de Araçatiba e era uma das atrações para os turistas que visitavam o local. O fato aconteceu na tarde desta quinta-feira, 20/12. Funcionários da Prefeitura que trabalhavam no local viram quando um homem começou a chutar a obra do escultor Rogean Rodrigues. “Ele estava sozinho e me respondeu que vai quebrar tudo de novo se refizessem. Pedi que ele parasse, mas não parou”, disse um dos funcionários. “Fui buscar água numa casa e quando cheguei, ele tinha derrubado a última torre e começado a correr. Depois entrou no Fórum, pediu água e disse que estava cansado porque tinha destruído o castelo. Conseguimos avisar a equipe do Proeis, que veio e o levou para a delegacia. Acompanhei a construção dessas esculturas desde o início, então é uma dor ver isso porque o companheiro se esforçava debaixo de sol fazendo algo para a nossa cidade ficar mais bonita. Estou muito chateado com o que aconteceu”, completou outro funcionário.

Moradora da Mumbuca, Tatiane Cavalcanti (27 anos) estava na orla de Araçatiba com a amiga Krysla Conceição Nunes (27 anos), moradora de Rio do Ouro, tirando fotos em frente às esculturas e ficou decepcionada com o que viu. “Gente, é frustrante para nós moradores sabermos que um vândalo estragou uma obra tão bonita. Sempre que pode, a gente vem com alguém aqui para tirar fotos. Destruir assim não é nada legal”, pontuou Tatiane.

Ao ver a destruição, Rogean, de 37 anos, que é morador do Rio mas permanece em Maricá durante a semana fazendo a manutenção das obras, estava desolado. “Foi um estrago mesmo. Ele destruiu praticamente toda a escultura, não deixou nenhuma área inteira. Se fosse apenas uma torre, eu consertaria em horas, mas do jeito que está o melhor aqui é fazer outra”, avaliou. Ainda segundo Rogean, em função do periodo não será possível começar logo o trabalho de reconstrução. “O ideal é fazer um novo castelo a partir de janeiro. Mas vou tentar improvisar para não ficar tão feio”, explicou, antes de completar: “As pessoas acabam quebrando uma ou outra coisa pela curiosidade de tocar, saber se é de areia mesmo. Mas eu nunca esperava que pudessem destruir uma obra com a violência que fizeram nesse castelo. Ver tudo no chão dá tristeza porque foi feito com muito amor, dedicação e paciência. Mas graças a Deus eu estou com saúde e com esse dom que Deus me deu posso construir de novo”, finalizou o artista, que tem o apoio da Prefeitura para realizar o trabalho.

Na delegacia, o acusado pelo ato de vandalismo foi identificado como Pedro Barcelos. De lá, os policiais o encaminharam ao SAMU porque, na avaliação deles, apresentava sinais de distúrbios mentais. Em 2015, Pedro foi detido em flagrante após atacar e agredir o então prefeito Washington Quaquá durante uma entrevista a uma emissora de tevê. Na ocasião um funcionário da emissora, o câmera, sofreu ferimentos leves e foi atendido no Hospital Municipal Conde Modesto Leal. O equipamento de filmagem também foi quebrado, porém registrou o exato momento do ataque.