Premiação dos Novos Pesquisadores - Foto: Katito Carvalho

O encerramento do projeto Novos Pesquisadores 2018 aconteceu na última quinta-feira, 20/12, no CEM Joana Benedicta Rangel (Centro). Realizado através da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Comunicações de Maricá, o projeto é voltado para estimular a pesquisa e produção de artigos científicos nos alunos do Ensino Fundamental, Médio e do Sistema EJA (Educação de Jovens e Alunos) das redes pública e particular da cidade.

Foram premiados com um notebook os três melhores artigos científicos nas categorias A (ensino fundamental) e B (ensino médio), com destaque para os primeiros colocados, a aluna Marystella Albino de Souza do CEM Joana Benedicta Rangel, autora do artigo “História edificada: a importância da preservação e conhecimento do patrimônio histórico de Maricá” pelo ensino fundamental e o aluno Juan Calazans Barbosa do Instituto Federal Fluminense, autor do artigo “Entrelaçando caminhos: relações étnico-raciais e educação no ensino básico em Maricá/RJ” pelo ensino médio.

Aos 14 anos, Marystella Albino de Souza falou sobre a importância de ter conquistado o primeiro lugar. “Para mim esse prêmio é importante pelo reconhecimento não só da minha capacidade, mas também do meu orientador, da escola e da educação de Maricá como um todo”, disse.

“Isso é muito importante para se conhecer o ensino fora da escola e mostrar o quanto nós aprendemos. Consegui apurar ainda mais o meu conhecimento, minha habilidade e só tenho a agradecer a todos que me apoiaram durante a pesquisa. Aproveito para parabenizar a todos os outros colocados que sempre procuraram apoiar uns aos outros. Esse incentivo foi essencial”, completou Juan Calazans Barbosa, de 19 anos.

Para o secretário Sérgio Mesquita, o prêmio é essencial por preparar o estudante para a trajetória de faculdade, com os desafios da graduação, do mestrado e do doutorado. “Além disso é uma luta de resistência contra uma situação que o Brasil vive onde as bolsas de estudo estão sendo cortadas, e Maricá está na contramão incentivando os estudantes. Então, se o prêmio já era importante. Agora é ainda mais”, finalizou o secretário.

Certificados de menção honrosa em ambas as categorias também foram entregues. Além disso, representantes de todas as unidades receberam certificados de participação.

Deixe uma resposta

Please enter your comment!
Please enter your name here