Premiação dos Novos Pesquisadores - Foto: Katito Carvalho

O encerramento do projeto Novos Pesquisadores 2018 aconteceu na última quinta-feira, 20/12, no CEM Joana Benedicta Rangel (Centro). Realizado através da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Comunicações de Maricá, o projeto é voltado para estimular a pesquisa e produção de artigos científicos nos alunos do Ensino Fundamental, Médio e do Sistema EJA (Educação de Jovens e Alunos) das redes pública e particular da cidade.

Foram premiados com um notebook os três melhores artigos científicos nas categorias A (ensino fundamental) e B (ensino médio), com destaque para os primeiros colocados, a aluna Marystella Albino de Souza do CEM Joana Benedicta Rangel, autora do artigo “História edificada: a importância da preservação e conhecimento do patrimônio histórico de Maricá” pelo ensino fundamental e o aluno Juan Calazans Barbosa do Instituto Federal Fluminense, autor do artigo “Entrelaçando caminhos: relações étnico-raciais e educação no ensino básico em Maricá/RJ” pelo ensino médio.

Aos 14 anos, Marystella Albino de Souza falou sobre a importância de ter conquistado o primeiro lugar. “Para mim esse prêmio é importante pelo reconhecimento não só da minha capacidade, mas também do meu orientador, da escola e da educação de Maricá como um todo”, disse.

“Isso é muito importante para se conhecer o ensino fora da escola e mostrar o quanto nós aprendemos. Consegui apurar ainda mais o meu conhecimento, minha habilidade e só tenho a agradecer a todos que me apoiaram durante a pesquisa. Aproveito para parabenizar a todos os outros colocados que sempre procuraram apoiar uns aos outros. Esse incentivo foi essencial”, completou Juan Calazans Barbosa, de 19 anos.

Para o secretário Sérgio Mesquita, o prêmio é essencial por preparar o estudante para a trajetória de faculdade, com os desafios da graduação, do mestrado e do doutorado. “Além disso é uma luta de resistência contra uma situação que o Brasil vive onde as bolsas de estudo estão sendo cortadas, e Maricá está na contramão incentivando os estudantes. Então, se o prêmio já era importante. Agora é ainda mais”, finalizou o secretário.

Certificados de menção honrosa em ambas as categorias também foram entregues. Além disso, representantes de todas as unidades receberam certificados de participação.