A Casa da Mulher de Maricá realizou, na tarde desta quinta-feira (20/12) a nona festa de Natal dedicada às assistidas pelo núcleo, que é especializado no atendimento em caso de violência doméstica e está vinculado à Secretaria de Participação Popular, Direitos Humanos e Mulher. Realizado no salão de festa do Esporte Clube (Centro), o evento contou com buffet, decoração temática, pintura artística, show da Banda Cult e distribuições de presentes feito pelo Papai Noel.
Ao todo, 70 mulheres e 106 crianças participaram da ação, que de acordo com a coordenadora de Políticas para as Mulheres, Luciana Piredda, foi desenvolvida com o intuito de proporcionar um momento de encontro com a magia do Natal. “É assim que nós proporcionamos a estas assistidas um momento lúdico. Nós atuamos enfrentando um problema muito complexo, que é o problema da violência doméstica. Muitas destas mulheres que estão aqui, não tem a oportunidade de proporcionar para os seus filhos um presente de natal, como roupas, sapatos ou brinquedos. É uma vida muito dura e desprovida de afeto, amor, carinho e solidariedade”, contou Luciana.
Para a cantora Dalva Alves, esta foi uma oportunidade para alegrar os pequenos. “Trouxemos a versão ‘Cute Cute’ da Banda Cult para animar as crianças. É um trabalho infantil autoral que desenvolvemos, onde a maior parte das músicas foi composta por mim e pelo Ronaldo Valentim”, explicou.
Responsável por orientar as assistidas no dia a dia, no que diz respeito à questões jurídicas, a advogada Cláudia Lessa, falou sobre a importância deste momento de confraternização. “Desta forma elas se sentem reintegradas na sociedade. Porque o problema da violência doméstica acaba as afastando do convívio geral, então poder estar em um ambiente descontraído com outras pessoas que entendem ou passaram por situações semelhantes, é muito importante”, ressaltou Cláudia.
Selecionada para participar do evento, entre as mais de mil mulheres atendidas pelas Casa, Gisele Belarmino, de 40 anos, falou sobre a alegria do momento. “É sempre uma surpresa boa ser escolhido para participar da festa, vim com minha mãe, irmã, filha, neta e sobrinho, porque para nós é sempre maravilhoso”, afirmou.
A Casa da Mulher fica na Rua Uirapurus, nº 50, no Centro de Maricá (ao lado do Mercado do Produtor).