A Secretaria de Saúde, através do Programa de IST / HIV / AIDS e Hepatites Virais, participou nesta semana, nos dias 17 e 18 de dezembro, do treinamento em Profilaxia Pré-Exposição (PrEP) ao HIV para municípios do Rio de Janeiro. Através deste treinamento acontecerá a implantação do PrEP no Programa de AIDS, que estará contribuindo para a prevenção combinada à infecção do HIV.

Não se trata apenas de algo a mais para prevenção ao HIV. Trata-se de vigilância em saúde, uma forma de diminuir a transmissão da infecção. A prevenção combinada é uma estratégia que faz uso simultâneo de diferentes abordagens de prevenção aplicadas em múltiplos níveis para responder as necessidades específicas de determinados segmentos populacionais e certas formas de transmissão do HIV.

A medicação do PrEP está prevista para chegar ao município de Maricá em fevereiro de 2019 e novos esclarecimentos sobre seu uso e aquisição já estão sendo elaborados através de um fluxograma criado pela gerência do Programa de HIV / AIDS e equipe.

Deixe uma resposta

Please enter your comment!
Please enter your name here