Confraternização do Sarem - Foto: Divulgação

O Serviço de Atendimento de Reabilitação Especial de Maricá (SAREM), vinculado à Secretaria de Assistência Social, realizou nesta terça-feira (18/12), no Rotary Club Maricá, no Caxito, a festa de Natal para os assistidos e seus familiares do equipamento. Cerca de 370 pacientes lotaram o evento que contou com diversas atrações. As crianças puderam se divertir na cama elástica, mergulhar na piscina de bolinhas e na área baby. Divertiram-se com o palhaço e mágico, Zé Farinha, com as contadoras de histórias lúdicas e pinturas. A comemoração foi marcada pela chegada do Papai Noel que distribuiu presentes para todas as crianças.

O evento foi dividido em 3 partes: de 9h às 11h para crianças de 6 meses a 6 anos, 121 famílias compareceram, de 11h às 13h para crianças a partir de 7 anos, com autismo e de 13h às 16h para crianças a partir de 7 anos com dificuldades de aprendizagem, síndrome genéticas, dentre outras. Segunda a coordenadora do SAREM, Sheyla Azevedo, essa festa é muito aguardada pelos próprios funcionários, pois é um momento no qual todos se reúnem para comemorar o trabalho ao longo do ano. “Todos ficam extremamente emocionados com este momento. Os pacientes têm liberdade de se divertir, os familiares trocam experiências e os funcionários aproveitam para comemorar e fortalecer os vínculos que realizaram”, contou Sheyla.

O secretário da Assistência Social, Jorge castor, agradeceu a equipe pelo comprometimento e carinho com o trabalho desenvolvido e garantiu novos projetos para o próximo ano. “Fico orgulhoso com a responsabilidade e o amor que minha equipe realiza os trabalhos com a população. Agradeço pela colaboração dos parceiros nessa festa e de toda equipe.” Disse. “Aproveitando a oportunidade, quero afirmar que no próximo ano teremos novos projetos para o SAREM e que os atendimentos irão evoluir cada vez mais”, continuou Castor.

Denise Paz, de 56 anos, levou seu filho, Mateus, ao SAREM pela primeira vez há 10 anos e disse que sempre agradece o carinho e competência dos profissionais. “Mateus foi diagnosticado aos 12 anos com autismo e deficiência intelectual. Foi aí que encontrei o SAREM, com uma equipe generosa, que atende o meu filho e me orienta a todo o momento”, declarou. “Sempre que promovem esses eventos faço questão de participar, pois é uma oportunidade das crianças terem uma vivência de coletivo”, contou Denise.

A mãe de Miguel, a segurança Eliane Alves, de 39 anos, explicou a evolução do seu filho após o tratamento e contou que seu filho se alegra toda vez que vai ao SAREM. Luzia do Amparo, de 53 anos, afirmou que a única falha do equipamento é o pouco tempo na hora do atendimento. “Minha filha Estela fica muito bem, nossa vontade é passar o dia inteiro por lá”, disse Luzia.

A Secretaria de Cultura também participou do evento. “Sempre que aparece uma oportunidade, procuramos cooperar com outras secretarias e, na festa do Sarem, não podia ser diferente. Ainda mais com duas alunas do curso que oferecemos na secretaria participando. A contação de história é um importante instrumento para interiorizar vivências e ajuda muito no processo de formação e amadurecimento”, comenta a secretária Andréa Cunha. “Vê-las contribuindo traz ainda mais sentido ao curso”, completa

A festa contou com as parcerias da secretaria da Cultura e de diversos colaboradores com decoração, comida, bebida e personagens vivos, o som, as fotografias e o vídeo com as crianças fantasiadas antes do evento e que foram projetados durante a festa, entre outros.