Obras de urbanização da orla das Amendoeiras, em São José do Imbassaí, avançam - Foto: Gabriel Reis

Com 75% de sua revitalização concluída a obra da orla da Lagoa das Amendoeiras, em São José do Imbassaí, seguem em ritmo acelerado. O objetivo da Prefeitura é de que o calçadão esteja pronto para receber moradores e turistas já na virada do ano e, para isso, um grande efetivo, que incluí homens das secretarias de Obras e de Conservação, trabalham em ritmo acelerado no local. Além de limpeza, paisagismo e pintura, nesta quarta-feira (19/12), o piso intertravado da Rua Mário Leve, antiga Rua K, à margem da lagoa, avançou mais 250 metros. Quando estivar concluído a via contará com mais de 1 km de pavimentação asfáltica.

De acordo com Flávio Nobre, arquiteto da pasta e responsável pelo projeto de revitalização, a obra foi dividida em duas fases, sendo a primeira, cerca de 80%, entregue até o réveillon e a segunda fase em janeiro de 2019. “A primeira etapa contempla a maior parte do calçadão, paisagismo e parte dos quiosques. Já a segunda parte é referente ao restante do asfalto e calçadão e contempla ainda uma área de esportes com quadra de vôlei e um campo de futebol”, afirmou Flávio. “Para que essa entrega aconteça a Secretaria de Obras está aqui diariamente e contamos ainda com homens das secretarias de Conservação, Trânsito, além de uma equipe de paisagismo, de pavimentação de intertravado e da Secretaria de Esporte. Essa é uma obra que conta com a parceria de várias secretarias”, destacou.

Antes mesmo do término da obra, o comerciante José Pedro da Silva, de 53 anos, que trabalha no local há 14 anos, afirmou já ter percebido um aumento no número de clientes. “Com essa obra mudou muita coisa. Isso aqui está ficando muito bom e a clientela está gostando. Ficou mais bonito, mais seguro e que a Prefeitura continue fazendo o melhor para nós”, pediu o comerciante.

Na avaliação do autônomo Carlos Henrique, de 50 anos, a revitalização da orla valoriza os imóveis da região e beneficia moradores e visitantes. “Moro aqui há 30 anos e desde que começou essa obra a procura por terrenos aumentou bastante, pois valorizou muito o lugar. Posso dizer que melhorou em 100%, inclusive estou aqui neste momento fazendo fotos da revitalização para utilizar em um anúncio de uma casa que estou colocando à venda”, revelou Carlos Henrique.

A lancheira Martha da Silva, de 41 anos, moradora do bairro desde que nasceu disse que nunca imaginou ver o seu bairro tão bonito. “Tá ficando maravilhoso, muito melhor que antes. Nem nos meus sonhos eu podia pensar que um dia esse lugar estaria assim tão belo. Precisávamos disso, nossas crianças precisavam de um lugar de lazer como esse e agora espero que os moradores saibam aproveitar e cuidar desse calçadão que é nosso”, frisou Martha.