Cras Itinerante em Ponta Grossa - Foto: Divulgação

O CRAS Itinerante, equipamento da Secretaria de Assistência Social de Maricá, atendeu, no sábado (15/12), 91 pessoas na última ação social de 2018. O evento aconteceu na Associação de Moradores e Amigos de Ponta Grossa (AMAPG), de 9h às 13h, em Ponta Grossa. Os moradores, além de terem recebido orientações sobre os serviços oferecidos pela Prefeitura, puderam aproveitar a oferta de corte de cabelo e design de sobrancelhas. A equipe da Secretaria de Agricultura, Pecuária e Pesca distribuiu mudas no evento.

A equipe do CRAS São José orientou os convidados sobre as atividades  e inscrições para oficinas geradoras de renda. Assim como os equipamentos Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS), a Equoterapia, o Serviço de Atendimento Psicossocial Álcool e Drogas (SAPAD) e o Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos informaram sobre os servidos oferecidos nas unidades. Os moradores também tiveram acesso às orientações das equipes do Cadastro Único (com maior procura pelo programa Bolsa Família) e do Acolhimento Social.

O programa Educação em Saúde e a equipe da Estratégia Saúde da Família de Ponta Grossa orientaram sobre a importância da realização das consultas médicas de toda a família. Foram feitos a aferição de pressão e o teste de glicose. O presidente da associação, Vinicius Rodrigues, tomou a iniciativa de promover esta ação da Prefeitura para ajudar os moradores da região, assim como está correndo atrás de parcerias com a secretaria de esportes para ajudar os jovens que não têm atividades após as aulas, os idosos com ginástica e letramento, entre outras atividades.

Leila Claudia Chagas, de 51 anos, ficou alegre por ter conseguido resolver a segunda via da certidão de nascimento. “Não sabia nem quem procurar para resolver esse meu problema. Ainda não tinha tempo para correr atrás”, contou. “Conversei com a coordenadora do acolhimento e da Fundação Leão XII e me orientaram ir até o cartório para fazer uma busca da certidão original. Finalmente, recuperarei minha certidão”, complementou. Maria Texeira, de 34 anos, recebeu orientações sobre amamentação, buscou atividades interessantes que possa fazer no CRAS e ainda saiu sorrindo com as sobrancelhas feitas.