Foto: Clarildo Menezes

A peça “Capitães de Lixo”, da professora Isabela Carvalho, do Instituto Federal Fluminense (IFF) – Campus Avançado Maricá – foi a escolhida para encerrar as atividades do ano de 2018 da oficina de teatro oferecida gratuitamente no Cinema Público Municipal  Henfil, no Centro. O espetáculo aconteceu no último domingo (16/12), no próprio local e reuniu dezenas de espectadores.

O a peça teatral é uma montagem inspirada no livro “Capitães de Areia”, romance escrito por Jorge Amado, com o conto “Muribeca”, que se passa em um lixão. O espetáculo é composto por 15 atores, com idades entre 12 a 55 anos, e teve duração de cerca de 40 minutos.

Segundo o diretor da peça, Bruno Marçal, o grupo estava bem entrosado e animado por estar apresentando a obra para amigos e familiares. “Estão bem empolgados e animados e, com certeza, vai dar um resultado bem bacana. Acredito que no semestre que vem eles vão querer fazer teatro novamente”, disse o professor de teatro.

Em sua segunda peça, Daniel de Souza Marins, de 13 anos, disse que estava tranquilo antes de subir ao palco. Em sua opinião, ter uma oficina de teatro gratuita na cidade é um incentivo para o jovem se descobrir nas artes cênicas. “Acho muito bom porque se não tivesse essa chance, eu teria que pagar caro e fazer em outros lugares. Assim, ocuparia muito mais tempo e não teria tanta acessibilidade, já que moro aqui perto”, afirmou o jovem ator.

Na fila esperando o espetáculo começar, o professor de Geografia, Manoel Carvalho, de 58 anos, reforçou a importância de a Prefeitura oferecer a oficina, pois desperta a criatividade dos jovens. “Isso é sensacional! Essa ideia de fazer com que o jovem participe de uma coisa produtiva e criativa é muito boa”, declarou.

O Cinema Público Municipal Henfil fica na Rua Domício da Gama, 291, esquina com Alferes Gomes, no Centro.