Confraternização do programa Viver Bem - Foto: Clarildo Menezes

A quadra poliesportiva do bairro de São José do Imbassaí recebeu uma série de atividades que fizeram parte da programação de encerramento do Programa Viver Bem, no último domingo (16/12). O programa é vinculado à coordenadoria de Bem-estar e Qualidade de Vida, da Secretaria de Saúde, e seu núcleo está situado em frente à praça central do bairro, na Estrada Real de Maricá.

Durante a festividade, foi servido um café-da-manhã com frutas, cachorro-quente, diversos tipos de pão e bolo para dezenas de pessoas que estavam presentes. O público pôde participar também das aulas de zumba, de dança de verão e dança de salão. O dia comemorativo teve ainda apresentação de balé, ginástica artística, peça teatral, bazar beneficente e serviços como aferição de pressão e glicose, que foram oferecidos até às 13h.

Coordenador do projeto, Bruno Rodrigues, comentou sobre o sucesso do programa que acontece desde 2013. Além da unidade pioneira, o projeto existe no Centro e Inoã, e oferece mais de 30 modalidades esportivas. “Nós temos aqui gente que venceu colesterol elevado, controlou a hipertensão e pessoas que venceram depressão profunda. Dessa forma, as pessoas começam a se comunicar, veem os resultados muitos positivos e acabam aderindo muito ao programa Viver Bem. Então, acho que o sucesso vem daí”, declarou.

Praticante de zumba há quatro anos, Antônia de Oliveira, de 66 anos, vê o projeto como uma forma de socializar com outras pessoas para esquecer os problemas do cotidiano. “Dançar zumba dá mais disposição, esquece os problemas e tira o estresse. Aí é só chegar aqui e ‘quebrar tudo’. Isso faz bem para saúde, emagrece, além de fazer grandes amizades”, relatou.

Ao seu lado, também praticante da modalidade. Alexandra Oliveira, de 40 anos, parabenizou a iniciativa da prefeitura em proporcionar esse tipo de atividade, principalmente para quem não têm condições financeiras de frequentar uma academia. “Achei o projeto muito especial porque é uma oportunidade para as pessoas que não têm condições financeiras de fazer um exercício, cuidar da saúde e mente. Espero que não acabe e que melhore muito para esse povo que tanto curte essas atividades”, afirmou.

O encerramento ficou por conta da bateria da escola de samba local, que utiliza o espaço para os ensaios. A equipe do Banco Mumbuca marcou presença divulgando suas ações para a população. Houve ainda uma homenagem aos alunos do projeto e aos competidores de luta que tiveram destaque pelos bons resultados apresentados nos campeonatos durante o ano.

Deixe uma resposta

Please enter your comment!
Please enter your name here