Formatura da turma de corte e costura - Foto: Fernando Uchôa

A unidade Centro da Casa do Idoso Mais Feliz formou mais uma turma do curso de Corte e Costura nesta sexta-feira (07/11). Foram entregues certificados aos alunos com aproveitamento e frequência mínima durante os três meses do curso. Dezesseis alunos confraternizaram com a professora Adelir da Costa Santos, 59 anos. “Estou há oito anos na Casa, e formamos mais de vinte turmas, todas com bom aproveitamento. Algumas querem aprender a costurar para si e para a família, outras já pensam em geração de renda. Aqui, ensinamos o básico: corte e costura por molde de saias, vestidos, blusas, bolsas e outras roupas e acessórios. O aluno que desejar continuar na profissão, hoje pouco desenvolvida devido à indústria de roupas prontas, deve procurar outros cursos, mais avançados”, disse.

Penha Maria da Silva Coimbra, 74, foi acompanhada da filha, enfermeira Simone Coimbra, 52. “Antes do curso, não sabia enfiar a linha na agulha da máquina. Agora, confecciono roupas para minha família. Devemos isso à paciência da nossa professora. Por exemplo, a roupa que estou usando hoje foi prova final do curso”, garantiu. Ester Ferreira dos Santos, 51, moradora de Cordeirinho, só não desistiu do curso devido à insistência da professora. “Ela disse que eu levava jeito; não me arrependo de ter continuado até o fim”, comenta.

Graziela de Oliveira, 71, moradora de São José, diz que aprendeu a costurar para si e para a família. “É uma economia e uma distração”, enfatiza. Para o coordenador da Casa do Idoso Mais Feliz, Raphael Antunes, o programa é uma referência em todo o Estado do Rio devido ao apoio integral do governo municipal e à união de todos, usuários, professores e funcionários. “Os usuários têm a consciência de que o programa funciona em razão deles, e as iniciativas são tomadas em conjunto. Parabéns à professora, a todas vocês e um Feliz Natal e próspero Ano Novo”, concluiu.

Deixe uma resposta

Please enter your comment!
Please enter your name here