Curso Condutor de Veículo de Emergência - Foto: Elsson Campos

Trinta e dois guardas municipais receberam na manhã desta sexta-feira (14/12) o certificado de conclusão da primeira turma do curso “Condutores de Veículos de Emergência”, na modalidade educação à distância. A cerimônia de entrega foi realizada no Cinema Público Henfil, no Centro.

Promovida pela Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp) e incentivada pelo de Centro de Estudos da Guarda Municipal de Maricá, a capacitação, com duração de 60 horas, era dividida em quatro módulos: Legislação de trânsito e respeito ao meio ambiente; Direção defensiva; Noções de primeiros socorros e Relacionamento interpessoal e convívio social no trânsito, conforme resolução do Conselho Nacional de Trânsito (Contran 168/2004 e 725/2018).

O inspetor Jean Medeiros destaca a importância desse curso para os agentes de segurança pública em efetiva prestação de serviço de urgência. “Esse tipo de serviço exige treinamento especializado para habilitar o condutor a proteger e não colocar em risco os demais usuários da via, resgatando uma atitude humanística e de respeito à vida, reduzindo os sinistros que envolvem esses agentes e demais personagens do trânsito”, declarou. De acordo com o inspetor, o rendimento dessa primeira turma foi excelente. “O Senasp exigia nota mínima de 7.0, mas 90% dos nossos alunos obtiveram nota acima de 8.0, o que comprova o comprometimento e dedicação desses profissionais”. O inspetor acrescentou que em janeiro serão abertas as inscrições para uma nova turma de 40 guardas municipais. “Nossa proposta é que toda nossa frota realize o curso”, frisou o inspetor. A corporação é composta por 160 guardas municipais.

Ana Aretuza Maria dos Santos, de 42 anos, é guarda municipal há 13 anos. Para ela, é fundamental buscar treinamento especializado para aprimorar seus conhecimentos. “Esse curso foi importantíssimo para atualizarmos o que aprendemos na autoescola. Ele nos capacitou a dirigir um veículo de emergência com foco na direção defensiva e preservação da nossa vida e a dos outros. Como eu gosto de atuar no trânsito, adorei participar”, afirmou.

Atuando há seis anos como guarda municipal, Anderson José Azevedo, de 42 anos, também elogiou o treinamento. “Quando dirigimos uma viatura de emergência, não é uma condução normal. Temos que ter mais cautela e mais responsabilidade. Tudo isso é importantíssimo para oferecer o melhor serviço possível para a população”, explicou.