Vistoria de imóvel no km 27,5, em Itapeba - Foto: Elsson Campos

Equipes das secretarias de Urbanismo e de Defesa Civil de Maricá vistoriaram nesta quinta-feira (13/12) a parte interna do prédio em construção há mais de uma década às margens do km 27,5 da rodovia RJ-106, já na chegada à primeira entrada da cidade. Para ter acesso ao interior do imóvel, foi preciso arrancar o cadeado que trancava o portão lateral com ajuda de um grande alicate. A ação, que contou com apoio de agentes da Guarda Municipal, foi realizada após o proprietário ser notificado e convocado através do Jornal Oficial de Maricá (JOM) para que permitisse o acesso ao edifício, que foi erguido para abrigar um shopping center com aproximadamente 120 lojas.

A construção com cerca de 8 mil metros quadrados e aproximadamente 15 metros de altura sempre chama a atenção de quem passa pela rodovia, mas a obra está embargada desde fevereiro deste ano depois que parte de uma parede do terceiro pavimento desabou após uma forte chuva. Na vistoria desta quinta-feira, a estrutura das outras paredes, das lajes e das fundações foi avaliada e considerada em boas condições. A constatação foi do engenheiro da Defesa Civil, Roberto Mauro, que informou que será preparado um relatório técnico. “Esse relatório será anexado ao processo referente ao embargo do prédio e o proprietário vai ser chamado novamente para cumprir as exigências. Podemos afirmar que, de acordo com o que constatamos aqui, o prédio não oferece risco de desabamento”, garantiu o coordenador da Secretaria de Urbanismo, Stefan Gomes, ressaltando que o canteiro de obras continua interditado.