Alunos apresentaram peças teatrais - Foto: Clarildo Menezes

Os alunos da escola municipalizada Retiro se apresentaram na tarde desta quinta-feira (13/12) no Cinema Público Municipal Henfil com a culminância do projeto de oficina de teatro realizada na unidade. Foram duas apresentações teatrais “Dona Baratinha” e o “Reino das Letras Felizes”, da Cia EducaRiso, e a exibição musical da música Uni Duni Tê, do Trem da Alegria, coordenada pela Professora Thatiane Lemos.

A primeira apresentação falou sobre a saga da personagem “Dona Baratinha” para conseguir um marido. Na segunda, “O Reino das Letras Felizes”, o professor, encenado pelo aluno do 5º ano, Erik Davi Reis, ajuda os demais personagens a formar palavras com a utilização do vocabulário. Para o aluno, a oficina de teatro ajudou no seu desenvolvimento intelectual. “Adorei participar de cada aula porque estou mais solto e menos tímido”, destacou o aluno. Francine de Melo, de 14 anos, aluna do 4º ano, que atuou como princesa, disse que ficou muito emocionada e nervosa para se apresentar. “É a primeira vez que nos apresentamos num teatro, por isso fiquei com medo de algo dar errado. Mas, foi muito legal. Estou muito satisfeita e com vontade de participar de outras peças teatrais”, frisou.

Responsável pela direção do espetáculo, Jéssica Voguel, é estagiária e, de forma voluntária, ofereceu durante seis meses aulas gratuitas de teatro no contra turno escolar. “Nosso objetivo é trabalhar o cognitivo, explorar a criatividade, a espontaneidade e o emocional de cada aluno, independente de idade e sexo para integrar, desde cedo, a arte e o teatro com a educação infantil e fundamental”, ressaltou.

Já na apresentação musical, os alunos cantaram e dançaram a coreografia da música Uni Duni Tê, do Trem da Alegria, que contava com a magia da fada em despertar a alegria dos alunos. Pedro Elias Soares, de sete anos, aluno do 2º ano, adorou se apresentar no teatro pela primeira vez. “Foi muito legal. Estava ansioso, mas ensaiei bastante”, disse. A mãe do aluno, Cíntia Soares, de 37 anos, confessou que não conseguiu segurar as lágrimas. “Ele estava muito empolgado. Já sabia toda a coreografia. Atividades assim são fundamentais para ajudar no desenvolvimento dele”, declarou a mãe, moradora do Retiro.

A diretora da unidade, Adriana Ribeiro, falou da importância da apresentação para os alunos. “É um sonho que toda a escola está realizando hoje. Já nos apresentamos na escola e na Feira Literária, mas, pela primeira vez, no teatro. Enquanto nos emocionamos com o que fazemos temos a certeza de que estamos no caminho certo”, concluiu a diretora.