Cerca de 35 alunos da escola de vôlei (quadra e areia) do Projeto Esporte Presente, da Secretaria de Esporte e Lazer, agitaram a Jeunesse Arena, no Parque Olímpico do Rio de Janeiro, na Barra da Tijuca, na última sexta-feira (07/11). A participação se deu durante o confronto dos gigantes do voleibol carioca, o SESC Rio e o Fluminense Futebol Clube, pela Superliga Feminina de Vôlei. A iniciativa faz parte de outro projeto da pasta, batizado de “Ao Lado do Seu Ídolo”, que tem como objetivo proporcionar aos alunos a experiência de vivenciar o esporte bem de perto, com o seu ídolo, além de ser um incentivo para quem está iniciando na prática desportiva.

A turma de Maricá, a maioria adolescentes, vibrou muito durante toda a partida. Ao final do jogo, que terminou com o placar negativo para o SESC Rio de 3 sets a 1, os alunos entraram em quadra e se divertiram ainda mais levantando uma bola junto a outros jovens atletas. Segundo Carlos Vagner, coordenador de Esportes, além de atividades socioesportivas, a secretaria se preocupa com o viés cultural de cada atividade desportiva e vem buscando promover experiências que despertem cada vez mais o interesse da população pela atividade física. “Em todas as modalidades oferecidas pelo projeto Esporte Presente, nós estamos procurando estabelecer uma relação junto as confederações para aproximar os nossos alunos dessas modalidades”, afirmou Carlos Vagner. “O voleibol era uma modalidade, da qual, nós não tínhamos muitos adeptos na cidade e hoje, com a nossa escolinha, temos mais de 130 alunos praticando esse esporte. A Prefeitura e a Secretaria de Esportes querem oferecer a esses alunos algo que vá além daquele momento de aula. E, com essa iniciativa esperamos ter um crescimento significativo dessa modalidade no município”, disse o coordenador.

O aluno Douglas de Souza, de 17 anos, contou que nunca tinha praticado vôlei. “Estou na escolinha há poucas semanas e estou gostando. O projeto é bom e dá oportunidade para muita gente poder, assim como eu, aprender a jogar vôlei e a praticar um esporte regularmente”, avaliou Douglas. “Está sendo muito legal estar aqui hoje vivendo essa experiência. Desde que nos avisaram que nós viríamos a esse jogo, fiquei muito feliz. Todos torceram muito pela vitória do SESC, pena que não foi dessa vez”, lamentou o aluno.

Já a aluna Andressa de Brito, de 27 anos, que participa do projeto há um ano, destacou a importância das aulas de vôlei no sentido de promover bem estar e saúde aos moradores de Maricá. “Esse projeto está fazendo bastante diferença na cidade. Eu não praticava vôlei, mas foi vendo os alunos do projeto praticando que despertou em mim esse interesse. E hoje, numa sexta feira, ter a oportunidade de sair da cidade com toda segurança para uma atividade divertida com a galera que faz parte da escolinha é sensacional”, comemorou Andressa confessando em seguida o desejo de conseguir fazer uma foto com o Bernardinho, técnico do SESC e um dos maiores campeões da história do voleibol mundial.

Marcos Senatore, gerente de Esporte do SESC RJ, falou sobre a parceria entre o SESC e a Prefeitura e parabenizou o trabalho realizado pela Secretaria de Esportes na cidade. “Espero contar com vocês em mais jogos. O resultado do jogo é o de menos. Hoje quem ganhou foi o trabalho social que nós realizamos. A juventude precisa de esportes e junto ao esporte vem a educação, a cultura e a motivação traz tudo isso. O projeto que o Sesc realiza atualmente segue essa linha. Ou seja, nós temos um time de competição, mas que traz pra nós a luz da motivação, do trabalho social, do trabalho com a educação. É isso que o Sesc pretende. Ser campeão é ótimo, mas é uma consequência e não um objetivo. Os alunos que vocês trouxeram para torcer e incentivar nosso time na verdade é uma ferramenta forte que incentivam e motivam outras crianças a praticar esporte e acho que é esse o caminho”, frisou Marcos Senatore.