Seminário de Direitos Humanos - Foto: Clarildo Menezes

A abertura do II Seminário em celebração à Declaração Universal dos Direitos Humanos foi realizada nesta segunda-feira (10/12), pela Prefeitura de Maricá através da Secretaria de Participação Popular, Direitos Humanos e Mulher e contou com a participação de 120 pessoas reunidas no Esporte Clube Maricá. A data foi escolhida porque marca os 70 anos da Declaração dos Direitos do Homem. “Passamos a comemorar a data no ano passado porque foi a forma que encontramos para formar as pessoas sobre o real sentido dos Direitos Humanos que é querer dignidade para todos, independente de qualquer credo ou opção sexual. Principalmente nos dias de hoje, onde os conceitos e princípios estão se esvaindo, precisamos promover a valorização da vida, evitando que outros massacres aconteçam”, explicou Lene de Oliveira, que é a coordenadora da pasta.

Moradora de Araçatiba, Michelle Chrysostomo (40 anos) estava no local. Segundo ela, é necessário como municípe participar do evento em função da proximidade de um novo governo, já que as questões dos direitos humanos são elaboradas a nível internacional com a participação do Brasil. “O país também faz parte da ONU e da OEA. Então, esse seminário além de ser muito importante para a população maricaense, é de suma importância a nível nacional”, explicou, referindo-se à Organização das Nações Unidas e à Organização dos Estados Americanos.

Entre os assuntos a serem debatidos nas mesas temáticas que prosseguirão até esta quarta-feira estão: “O massacre dos povos indígenas e o holocausto do povo negro”; “Democracia e luta de classe”; “Memória e verdade” e “Políticas públicas de gênero, juventude e LGBT”, que são os segmentos que mais tem sofrido com a violência e políticas de segurança. A criminalização de mulheres detentas e a violência policial também serão tratadas durante o encontro.

Deixe uma resposta

Please enter your comment!
Please enter your name here