Membros discutiram os avanços da rede em 2018 - Foto: Divulgação

A Secretaria Assistência Social realizou, na quarta-feira (05/12), a última reunião do fórum “Tecendo a rede” de 2018 com representantes da rede socioassistencial do município. O encontro aconteceu no Cinema Público Henfil, no Centro, e teve como objetivo a realização de uma retrospectiva com foco nos pontos positivos referentes aos serviços prestados desde o início deste ano, além de discutir melhorias e a importância da continuidade desses serviços para 2019. O projeto iniciou em 2013, com o intuito de fortalecer os equipamentos socioassistenciais de Maricá e, em 2015, foi criada a comissão intersetorial do “Tecendo a Rede” para dar eficácia às demandas apresentadas nas reuniões.

A subsecretária da pasta, Laura Costa, com a coordenadora do fórum, Dolores Gobbi, pontuaram em todas as apresentações, ao longo do ano, os projetos em desenvolvimento. Foram debatidas algumas dificuldades intersetoriais como carência de profissionais da Saúde, como psicólogos, neuropsiquiatras e neuropediatras, em algumas regiões descentralizadas e a falta nos atendimentos, assim como foram elogiado projetos como capacitações, novos sistemas digitais de atendimento e a força da unidade entre Assistência Social, Saúde e Educação, após a criação do fórum.

Os presentes deixaram propostas e desafios para 2019 e reforçaram a importância da presença de todas as secretarias nas próximas reuniões, para que haja otimização nos atendimentos e novos projetos com foco nas consequências sociais após a futura instalação do Porto de Jaconé. No final, o secretário da pasta, Jorge Castor, agradeceu o envolvimento de todos os profissionais, as parcerias nos trabalhos entre secretarias e desejou boas festas. “Essas reuniões fizeram com que surgisse um trabalho intersetorial consistente, inteligente e com peso para um atendimento mais eficiente e ágil”, afirmou. “Aproveito o momento para desejar um feliz natal e um maravilhoso ano novo. E espero encontrá-los para novos trabalhos juntos em prol da população”, finalizou Jorge Castor.