Indicadores foram apresentados para membros do Conselho Municipal de Desenvolvimento Econômico - Foto: Divulgação

Diversos indicadores socioeconômicos do estado do Rio e de Maricá foram apresentados pelo professor Mauro Osório, da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) aos membros do Conselho Municipal de Desenvolvimento Econômico (Comdeco), nesta quinta-feira (06/12). O acadêmico trouxe uma compilação de dados de diversas fontes oficiais sobre população, trabalho, renda, entre outros.

“O professor Mauro Osório é uma das pessoas que mais estudam o Rio de Janeiro e observa que o fluminense estuda muito pouco o seu Estado – até por ter sido capital federal, então a discussão que é feita costuma ser mais sobre o Brasil e muito pouco sobre o Rio”, avalia o secretário de Desenvolvimento Econômico, Alan Novais. “Quando paramos e analisamos dados como os que foram apresentados podemos pensar melhor em políticas públicas que podem ser implementadas de forma direcionada, trazendo resultados mais efetivos”, completou o secretário.

Mauro Osório, ao reforçar a importância de o estado do Rio fazer mais pesquisas e gerar mais dados sobre si mesmo, lembrou da implementação do Instituto Municipal de Informação e Pesquisa Darcy Ribeiro (IDR), projeto já aprovado na Câmara Municipal e que, no momento, aguarda a sanção do prefeito Fabiano Horta. “No Brasil, poucas cidades tem um instituto como o IDR, cuja ideia é ser uma base de dados e pesquisas sobre a cidade, além de caminhar na integração das políticas públicas. Esse é o maior desafio de qualquer instituição, seja pública ou privada”, comentou.

Dentre os dados que foram expostos, estão a variação da participação relativa das unidades federativas no PIB nacional; a variação da população nos municípios da Região Metropolitana da cidade do Rio de Janeiro (onde Maricá está situada) entre 1940 e 2018, bem como a variação de empregos formais e salário médio, dentre outros. Dados sobre violência e as potencialidades das cidades do Leste Fluminense também foram pauta na explanação. Segundo o estudo apresentado, Maricá é a cidade do estado que mais gerou empregos formais entre 2008 e 2017, como expõem dados divulgados pelo Ministério do Trabalho. O salário médio também é destaque, sendo menor apenas que o de Niterói, quando analisadas as remunerações apresentadas pelos demais municípios da Região Metropolitana no ano passado. Todos os dados podem ser acessados no documento em anexo (veja aqui).

Também estiveram presentes na reunião o presidente da Companhia de Desenvolvimento de Maricá (Codemar), José Orlando Dias, a professora Isabela Bastos de Carvalho (Instituto Federal Fluminense – IFF), Leonardo Martins (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas – SEBRAE), Jorge Luiz Braga e Delfim Moreira (Associação Comercial, Empresarial e Industrial de Maricá), Roberto Paes Leme (Câmara de Dirigentes Lojistas), Gerson Sant’Anna (Associação de Serviços e Empresarial de Itaipuaçu – ASSESI), Paulo Santos (Maricá Convention & Visitors Bureau) e Marcello Perrone (Rota Maricá – Gastronomia e Hotelaria), entre outros.