Ao todo, 360 alunos do 6º ao 9º ano participaram do projeto de Matemática - Foto: Elsson Campos

Os alunos do 6º ao 9º ano da E.M. João da Silva Bezerra participaram nesta quinta-feira (06/12) da 10ª edição do projeto Calculando na Escola, que estimula o estudo nas áreas de aritmética, álgebra e geometria. Dividido em dois níveis (de 6º ao 7º ano e de 8º e 9º ano), ao todo 360 alunos participaram do projeto ao longo do ano, sendo selecionados dois representantes de cada turma para uma disputa de Matemática. A competição dos alunos do 8º e 9º ano será na próxima quarta-feira (12/12).

Os alunos responderam questões básicas sobre operações matemáticas simples, ângulos, raiz quadrada, dentre outras. Idealizador do projeto há dez anos, o professor de Matemática, José Luiz Andrade, o Calculando busca testar o conhecimento dos estudantes e verificar a forma como a disciplina está sendo absorvida em sala de aula. “Sem qualquer forma de auxílio, é uma forma de perceber se o aluno está aprendendo corretamente e até nos permite descobrir novos talentos na área”, destacou.

De acordo com a diretora geral da escola, Simone Reis, o objetivo é estimular o aprendizado de forma dinâmica e lúdica. “Buscamos desfazer o mito de que a Matemática é uma disciplina complicada. Trabalhamos o raciocínio lógico do aluno para que eles possam testar seus conhecimentos incentivando cada vez mais a busca pelo ensino”, declarou a diretora, ressaltando que esse projeto contribuiu para os excelentes resultados obtidos pela escola. “Em 2017, ficamos em primeiro lugar no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB) do segundo segmento e conquistamos a segunda posição para o primeiro segmento”, explicou.

Aluno do 6º ano, Rafael Guimarães, de 12 anos, disse que foi escolhido para representar a turma. “Minhas notas são excelentes e tenho muita facilidade em decorar tudo o que vejo. Infelizmente, não venci porque me distrai, mas adorei participar”, disse o aluno que pretende ser engenheiro mecatrônico e adora brincar de cubo mágico. “Quando comecei, levava mais de duas horas para conseguir deixar todos os lados da mesma cor. Agora, basta um minuto. O segredo é saber a ordem correta dos movimentos”, declarou. Indaiá Lopes Oliveira, de 13 anos, aluna do 7º ano, conquistou a segunda posição pelo segundo ano seguido. “É um grande desafio que me incentiva a estudar cada vez mais. Eu quero vencer no ano que vem então vou me dedicar ao máximo em fazer muitos exercícios para sair vitoriosa”, frisou.

O campeão do nível de 6º ao 7º ano, Jhonata Caetano Pereira, de 12 anos, disse que foi a primeira vez que participou do desfaio. “Foi legal participar para testar meus conhecimentos e melhor ainda vencer. Matemática é a minha matéria predileta e por isso durante as aulas presto muito atenção no que o professor está ensinando para absorver melhor o conteúdo”, destacou. Os três melhores de cada nível foram premiados com brindes como calculadora cientifica, fones de ouvido, além de certificado de participação e pontuação extra para a turma.

Resultados:

1° lugar – Jhonata Caetano Pereira – 603

2 ° lugar – Indaiá Lopes  Oliveira – 703

3° lugar – Eduardo Sampaio de Carvalho – 604

Deixe uma resposta

Please enter your comment!
Please enter your name here