Fernando Silva registrou o desenvolvimento da cidade em quase 20 anos dedicados à prefeitura -Foto: Divulgação

Rabugento, trabalhador, determinado, responsável, pontual, forte, sereno, funcionário sempre à disposição de qualquer pauta e muito divertido. Impossível não entrar na sala da Coordenação de Comunicação, no térreo do Paço Municipal, e não se emocionar ao olhar para o computador que utilizava e ver a mesa vazia ou não ser recebido com o generoso e simpático “bom dia” habitual. Sempre centrado e pronto a ajudar, Fernando Antônio da Silva era um dos fotógrafos mais conhecidos da cidade. Ele, que trabalhou quase 20 anos na Prefeitura de Maricá, nos deixou precocemente na última segunda-feira (03/12), aos 60 anos, vítima de câncer. Com um toque de celular diferente para cada chamada, como não lembrar das inúmeras risadas provocadas pelo toque de mensagem do “Pica Pau” que algumas vezes irritava em dias de trabalho mais tensos? Mas ele não se dava por vencido e deixava. Para alguns, causava irritação. Para outros, muitas risadas.

O fotógrafo Fernando Silva era uma pessoa completamente comprometida com o trabalho na Prefeitura de Maricá. Participou de grandes coberturas como a visita da ex-presidente da República, Dilma Rousseff, na entrega dos condomínios do programa Minha Casa Minha Vida de Itaipuaçu e Inoã, em 2015; do início da operação da Tarifa Zero em Maricá com os Vermelhinhos, em 2014; da inauguração do aeroporto municipal em maio deste ano; da entrega de inúmeras obras de desenvolvimento da cidade, como escolas, postos de saúde, modernização de bairros; além dos eventos promovidos pela prefeitura como réveillon, carnaval, aniversário da cidade e festa da padroeira. Também registrou todas as etapas de construção do Instituto Federal Fluminense (IFF) – desde a escolha do terreno, início das fundações com terraplanagem até a construção do campus em Ubatiba previsto para ser entregue em 2019 – e do Hospital Municipal Dr. Ernesto Che Guevara, em São José do Imbassaí, também previsto para inaugurar no próximo ano; além de muitas intervenções do município ao longo de quase duas décadas de trabalho na prefeitura.

Nos dias de folga ou nos intervalos entre as pautas, Fernando também gostava de registrar as belezas de Maricá, principalmente de Ponta Negra, seu local preferido. São inúmeras fotos das praias de Itaipuaçu a Jaconé, da fauna e flora, das montanhas e cachoeira do Espraiado, uma das regiões mais belas da cidade. Em seus registros ainda constam imagens de igrejas. Católico, ele gostava de ir e registrar as paróquias da cidade, como a matriz Nossa Senhora do Amparo, “alvo” principal de suas lentes. Todo esse material está no arquivo do município e sua obra ficará eternizada para muitas e muitas gerações, assim como a pessoa que foi e estará sempre presente em qualquer lugar de Maricá. Fernando era casado e nasceu no dia 4 de agosto, na cidade de Macuco, morou na Mumbuca e adotou a cidade maricaense desde os 15 anos, sendo homenageado recentemente pela Câmara Municipal com a medalha de honra ao mérito pelos inúmeros serviços prestados à cidade.