Lançamento da Rota Gastronômica de Maricá - Foto: Katito Carvalho

Foi realizado na noite desta segunda-feira (03/11), no Sítio do Riacho, no Espraiado, o coquetel de lançamento da Rota de Gastronomia e Hotelaria de Maricá. Com 20 empresas associadas o grupo tem como objetivo estruturar rota de gastronomia e hotelaria do município visando o fortalecimento e o desenvolvimento das empresas e da região como um todo. Com apoio da Prefeitura a ideia da associação surgiu após a capacitação de Gastronomia e Hotelaria oferecida pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Comércio e Petróleo através da contratação do Sebrae/RJ.

Durante o cerimonial cada um dos associados recebeu um azulejo decorado com a logo do projeto, que será colocado nos respectivos estabelecimentos com o intuito de identificar as empresas participantes da Rota de Gastronomia e Hotelaria de Maricá. Para Alan Novaes, secretário de Desenvolvimento Econômico, a Rota de Gastronomia e Hotelaria de Maricá é um ótimo exemplo de parceria, bem sucedida, público-privado. “Hoje me sinto orgulhoso em ver todos os empresários que formalizaram a Rota Gastronômica. Não tenho nenhuma dúvida de que a rota tem um papel fundamental como agente de desenvolvimento para cidade, vai atrair dinheiro novo, empregar, aumentar a renda e terá sempre da Prefeitura o total apoio, oferecendo cursos com o Sebrae e outros cursos gastronômicos para aumentar o caminho da Rota, bem como a qualificação dos empresários locais”, disse Alan.

Convidado para estimular e incentivar a equipe de empresários da Rota de Gastronomia, o chef João Diamante, ex-proprietário do restaurante do Museu do Amanhã, no Rio, e idealizador do projeto social Diamante na Cozinha, elogiou o projeto. “Iniciativas como essa são importantes para a gastronomia brasileira. Estou grato pelo convite e fico orgulhoso por entender que há pessoas no Rio, nos municípios e nos bairros preocupadas com a gastronomia e hotelaria”, analisou. “Nosso país tem um grande potencial a desenvolver e são movimentos como esse que farão diferença lá na frente. É muito importante o suporte do Sebrae pela expertise, mas o que me deixa entusiasmado é ver que a Prefeitura e os órgãos públicos estão apoiando um movimento tão legal como esse”, elogiou João Diamante. “O correto é trazer conhecimento, trazer embasamento para depois trazer as pessoas. Porque não adianta trazer as pessoas com a casa desarrumada. Vocês estão fazendo exatamente como manda o figurino”, frisou.

Tendo como principal objeto o fortalecimento do turismo na cidade o Rota Gastronômica foi dividido em quatro comissões: administração, qualidade e sustentabilidade, marketing e eventos e relações institucionais e parcerias. Marcello Perrone, empresário formado pelo curso e um dos coordenadores do Rota, contou que o próximo passo é montar um calendário gastronômico. “É importante criar eventos de qualidade. Nosso objetivo é, além de atender a população da cidade, trazer pessoas de fora estimulando de forma organizada o turismo em Maricá”, garantiu Marcello.