Campanha de prevenção a Aids na Arena Flamengo - Foto: Katito Carvalho

Presente nas atividades esportivas realizadas no último sábado (01/12) na Arena Flamengo (Complexo Esportivo Leonel de Moura Brizola), a Gerência de IST/HIV/Aids e Hepatites Virais de Maricá celebrou o Dia Mundial de Combate à Aids ofertando exames de diagnóstico imediato para detecção do vírus HIV e materiais de prevenção para todos os visitantes e atletas.

A ação ocorreu pela manhã e durou até o início da tarde. O teste é feito com uma única gota de sangue coletada de um dos dedos e leva cerca de 20 minutos para ficar pronto. “O teste é rápido e a detecção precoce é tão importante quanto a prevenção. O esporte anda junto com a saúde, sem saúde não existe a prática esportiva e a prática esportiva promove saúde”, ressaltou a gerente do programa de IST/HIV/AIDS e Hepatites Virais de Maricá, Cláudia dos Santos Rodrigues.

Além de lanches, foram distribuídos kits com preservativos masculino e feminino, gel lubrificante e material explicativo sobre a prevenção.

Ainda de acordo com Cláudia, o combate à doença não se encerra no dia 1° de dezembro. “Abrimos os trabalhos da campanha na última sexta-feira (30/11), com seminário e sarau no Cineteatro Henfil, e vamos dar seguimento durante o mês. Assim como estamos colaborando junto à secretaria de Esporte, também estaremos na Parada Gay de Maricá e faremos ações direcionadas às pessoas em situação de rua ao longo da semana”, antecipou.

Vale ressaltar que exames para detecção do vírus HIV, sífilis, hepatite A e B são realizados diariamente, 24h por dia, no Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA), que fica em um prédio anexo ao Hospital Conde Modesto Leal (Centro).

Deixe uma resposta

Please enter your comment!
Please enter your name here