Maricá passa a integrar o projeto Geovias Metropolitano - Foto: Divulgação

O governo do Estado promoveu, através da Câmara Metropolitana de Integração Governamental, na última quinta-feira (22/11), no Palácio Guanabara, no Rio, a consolidação do Projeto Geovias Metropolitano. Os municípios de Maricá, São João do Meriti, Mesquita, Itaboraí e Rio Bonito são os novos integrantes do sistema, que já é usado pela Prefeitura do Rio. O acordo de Cooperação Técnica foi assinado pelo governador Luiz Fernando Pezão, por prefeitos, representantes das cidades e das concessionárias. O Programa consiste na integração do cadastro da Rede de Infraestruturas aéreas e subterrâneas de 10 concessionárias dos municípios da Região Metropolitana.

Para o secretário de Planejamento, Orçamento e Gestão, Leonardo Alves, o acordo é muito importante para acelerar as metas de desenvolvimento já estabelecidas pelo prefeito Fabiano Horta. “Nesta cooperação o Estado vai possibilitar para a municipalidade uma condição especial para a implementação de projetos estratégicos e urgentes para o desenvolvimento da cidade”, afirmou o secretário. “Agora, temos a responsabilidade de pensar nosso futuro com esta ferramenta de planejamento e inovação”, afirmou a subsecretária de Apoio Estratégico, Fomento e Inovação da secretaria, Kika Monnteiro.

A partir do acordo de Cooperação Técnica, Maricá, assim como os 20 municípios integrantes da Região Metropolitana, poderá compartilhar informações relacionadas às redes de prestadores de serviços de água, esgoto, internet, gás, energia elétrica, telefonia e dutos para a coordenação de obras de forma integrada. “O programa constrói uma base de dados unificada e altamente estratégica para o desenvolvimento”, informou o diretor executivo da Câmara Metropolitana, Paulo César Silva Costa.

A base de dados do projeto Geovias será hospedada pelo Instituto Pereira Passos (IPP), da Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro. O presidente do IPP, Mauro Osório, informou que a utilização desta tecnologia permitirá, por exemplo, dar mais eficiência e transparência na arrecadação de concessionárias (Light, Enel, CEG, CEG- Rio, Cedae, Oi, Claro/Embratel, Tim, Fetranspor e Transônibus) e municípios. Além disso, o projeto integrado vai permitir a racionalização do sistema de obras em cada cidade.