Jô Borges - Foto: Fernando Silva

O Dia Nacional do Samba será comemorado em Maricá com shows dos “Pratas da Casa”. Os cantores da cidade Ronaldo Valentim, Jô Borges e o grupo Tô Kerendo, integrantes do projeto da Secretaria de Turismo, irão comandar a festa na Praça Conselheiro Macedo Soares, também chamada de praça do Turismo, no próximo domingo (02/12).

A partir das 17h, Ronaldo Valentim interpreta sambas tradicionais. Em seguida, às 18h, começa uma roda de samba com Jô Borges que traz grandes sucessos de Alcione, Jorge Aragão, Zeca Pagodinho, Luiz Carlos da Vila, Beth Carvalho, entre outros grandes nomes do samba. Para encerrar a noite, o grupo Tô Kerendo apresenta mais clássicos do ritmo mais popular do Brasil.

O samba surgiu em 27 de novembro de 1916, quando Ernesto Joaquim Maria dos Santos, o Donga, registrou a canção “Pelo telefone” no Departamento de Direitos Autorais da Biblioteca Nacional do Rio de Janeiro, após apresentar a música durante uma roda na casa de Hilária Batista de Almeida, conhecida como Tia Ciata, no Rio de Janeiro. Desde o lançamento da música, várias pessoas reivindicaram a autoria, já que era comum que os participantes de rodas de samba fizessem improvisações.

Confira a programação do Dia Nacional do Samba em Maricá:

Pratas da Casa

Domingo – 02/12

Praça Conselheiro Macedo Soares – Centro

17h – Voz e violão com Ronaldo Valentim cantando sambas tradicionais

18h – Roda de samba com cantora Jô Borges

20h – Roda de samba com grupo Tô Kerendo

22h – Encerramento

Deixe uma resposta

Please enter your comment!
Please enter your name here