Conferência no CEM Joana Benedicta Rangel - Foto: Elsson Campos

A Secretaria de Assistência Social de Maricá, através do Conselho Municipal dos Direitos das Crianças e Adolescentes (CMDCA), realizou, sábado (24/11), a “X Conferência Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente – Proteção Integral, Diversidade e Enfrentamento das Violências”, no CEM Joana Benedicta Rangel (Centro).

A palestra iniciou com assistente social e fundadora do Movimento de Mulheres de São Gonçalo, Marisa Chaves, que apresentou os orçamentos e financiamentos das políticas para criança e do adolescente de todos os setores municipais envolvidos na área e o projeto “Tecendo Redes” que será implementado na cidade. A assistente social da Vara da Infância e Juventude de Maricá, Hilda de Souza, falou sobre a prevenção e o enfrentamento da violência contra criança e adolescente e explicou o poder do Ministério Público de fiscalizar como os recursos municipais oferecidos para essa causa estão sendo utilizados nas instituições da cidade. Helen Silvia, coordenadora de Diversidade e Inclusão Educacional, da secretaria de educação, informou os trabalhos realizados na gerência da inclusão social e da diversidade na comunidade escolar.

“Agradeço pelo espaço nesta conferência que nos dá voz e oportunidade para nos expressar. Esse evento é muito importante para todos os alunos exporem ideias e sugestões dentro das escolas e acredito que todos os municípios deveriam fazer o mesmo. Estou aqui representando todos os grêmios e estudantes municipais”, disse a estudante Lorenna de Oliveira Resende, do Centro Educacional Municipal Joana Benedicta Rangel, no Centro. “O poder público e os pais devem dar ouvido às crianças, pois somos sujeitos de direito e o futuro do país”, completou Mateus Dutra dos Santos, que estuda na E.M. Maria Cristina de Lima Correa, em Itaipuaçu.

O promotor Sergio Lopes apresentou os trabalhos voltados para este público realizados no Ministério Público como, por exemplo, fiscalizar, incentivar, além de projetos e os setores dos direitos e deveres deste público. “A organização entre os setores públicos é importante, pois os discursos podem se perder e acabam não se concretizando”, disse o promotor. “Assim como o Estado, os responsáveis também têm o dever de cumprir os direitos e deveres com as crianças e adolescentes, além do carinho, amor e bons exemplos, pois eles serão os reflexos dos nossos comportamentos no futuro”, continuou. “Nós dependemos de técnicos de abordagem em parceria com os setores públicos do município, mas tenham certeza que agimos com ardor para proteger todas as famílias de todos os tipos de casos de violências”, finalizou.

O secretário de Ciência, Tecnologia e Comunicações, Sérgio Mesquita, reforçou a importância do protagonismo da criança e do adolescente na sociedade e sobre o crescimento da comunicação social, através das redes sociais e os perigos que essa tecnologia oferece às crianças e adolescentes. A representante da UMES e estudante da Universidade Rural do Rio de Janeiro, Isabela Freitas, explicou sobre o funcionamento dos grêmios estudantis e da importância dos espaços de falas para ouvir as demandas dos estudantes. Após a palestra do Conselheiro do CEDCA-RJ, Carlos André, sobre a importância das resoluções e fiscalizações dos conselhos direcionados para a criança e adolescente, espaços de gestão e controle social das políticas públicas para crianças e adolescentes, foram formados grupos de debates sobre os 5 eixos temáticos, a eleição para os delegados que representarão o município nas conferências estadual e nacional, além das aprovações das propostas dos grupos.

A abertura contou com a formação da mesa solene com homenagem à primeira dama, Rosana Horta e participação do promotor Sérgio Lopes, da coordenadora de Atendimento à Criança e do Adolescente e representando o secretário de Assistência Social Jorge Castor, Sylvia Cantuária, secretários municipais, presidente do CMDCA e coordenador da Proteção Especial da Assistência Social, Alan Christi, Yeza Aguiar, presidente da UMES e alunos que representaram a rede de ensino municipal.  Rosana Horta parabenizou o secretário da pasta, Jorge Castor, pelos projetos desenvolvidos em prol aos direitos das crianças e adolescentes. “Fico emocionada de ver tanta gente comprometida na luta pela garantia de direitos das crianças e dos adolescentes. O evento está lindo e agradeço a homenagem”, declarou Rosana. Em seguida, foram entregues as moções de reconhecimento e formada a mesa magna – “Proteção Integral, Diversidade e Enfrentamento das Violências”.