Os noivos Carlos Henrique e Nathalia resolveram casar em Araçatiba após se encantarem com o visual - Foto: Paulo Torres

Pouco mais de um ano da revitalização, realizada pela Prefeitura, que consagrou a orla da Lagoa de Araçatiba como um dos pontos turísticos mais visitados da cidade, o local que passou a ser palco de shows, feiras, exposições, festas típicas, atividades esportivas, entre muitas outras iniciativas promovidas pelo município, começou a despertar também os olhares de turistas e o interesse de empresários e empreendedores da iniciativa privada.

Um exemplo desse novo olhar pôde ser comprovado em setembro quando foi realizado nas areias da orla da lagoa primeiro casamento. Os noivos, Nathalia Ribeiro, de 27 anos, e Carlos Henrique Carneiro, de 32 anos, são moradores de Duque de Caxias. A cerimônia, organizada pelo empresário e promotor de eventos Ademir Venturi, contou com a presença de 180 convidados que, juntamente à bela paisagem, composta pelo espelho d’água, montanhas ao fundo e incrível por do sol deram ao evento ares de produção cinematográfica.

Em sua primeira visita a Maricá desde o casamento, Nathalia e Carlos Henrique contaram como surgiu a ideia de casar na orla da Lagoa de Araçatiba e falaram da emoção de retornar ao local que agora faz parte da história de amor do casal. “Desde que decidimos que faríamos uma festa de casamento, idealizamos fazer num local aberto, menos formal, pois tem mais a ver com nosso estilo de vida. Inicialmente cogitamos de fazer em Itaipuaçu, mas descartamos a ideia devido ao vento forte de lá que poderia atrapalhar a cerimônia”, contou Nathalia. “Pesquisamos outros lugares, até que consegui o contato do Ademir e durante uma visita ao estabelecimento que ele administra na orla da Lagoa de Araçatiba nós presenciamos o pôr-do-sol visto do restaurante e naquele momento sentimos que aquele era o local e decidimos ali mesmo”, lembrou Nathalia. Ela afirma que ao saber do projeto da Prefeitura de revitalização da orla, ficou na torcida de que a obra estivesse pronta até a data do casamento. “Do dia que conhecemos Araçatiba até o dia do casamento essa orla mudou muito. O que já era bonito ficou ainda mais lindo”, ressaltou Nathalia.

Para Carlos Henrique voltar a Araçatiba ou simplesmente rever as fotos do casamento é como reviver todas as emoções daquele dia inesquecível. “Quando eu vejo as nossas fotos, vejo ali a expressão de muito amor, muita alegria, de um dia especial que nós planejamos tanto, esperamos tanto e pedimos muito a Deus para que as pessoas sentissem o nosso amor”, afirmou Carlos, visivelmente emocionado.

De acordo com Ademir, a revitalização de Araçatiba foi determinante para o aumento do número de visitantes que, somado à melhoria na segurança pública e estimulou muito o crescimento do comércio local. “É inegável os benefícios que as obras de revitalização trouxeram para esse local. Principalmente no que diz respeito a iluminação e a segurança pública. Meus clientes e os moradores do bairro se sentem muito mais seguros. Claro que ainda pode melhorar. Uma presença maior de agentes de segurança após as 22h, por exemplo, seria o ideal”, sugeriu o empresário.

Sobre o casamento Ademir contou que as fotos da cerimônia despertaram a atenção de outras pessoas. “Desde que postei as fotos do casamento da Nathalia e do Carlos Henrique na minha rede social muitos outros casais estão entrando em contato comigo e me solicitando um orçamento. A repercussão foi tão positiva que a postagem já teve dezenas de compartilhamentos”, contou Ademir. “O evento realmente foi um acontecimento e pelo que sei foi o primeiro casamento a ser celebrado na orla da Araçatiba. Tenho muita experiência em organizar festas e eventos pela cidade, mas um casamento em local aberto foi um desafio”, revelou. “Não tive dificuldades para obter a autorização junto a Prefeitura. No dia do casamento recebemos apoio da Guarda Municipal que permaneceu no local organizando o trânsito e garantido a segurança de todos. Eles foram ótimos”, elogiou Ademir.

A vista da Lagoa de Araçatiba sempre foi considerada pelos maricaenses como uma das mais bonitas da cidade. E, segundo os moradores, com a revitalização a Prefeitura conseguiu integrar turismo, esporte e lazer ao local, hoje um exemplo bem sucedido da relação dos habitantes com a cidade e dos visitantes com os espaços públicos a eles oferecidos. Por isso, a exemplo de Araçatiba, muitos outros locais da cidade receberam e estão recebendo o mesmo tipo de atenção, entre eles, estão a orla da Lagoa do Boqueirão, rebatizada de Orla Zé Garoto; o novo calçadão da Barra de Maricá, a Praça do Barroco, em Itaipuaçu; o calçadão em Guaratiba; a pavimentação em Jacaroá e muitos outros.