Lançado em julho de 2017, no auditório do Centro de Artes e Esportes Unificados (CEU), na Mumbuca, o “I Concurso de Redação e Desenho – Teresa de Benguela” produziu 100 trabalhos (40 redações e 60 desenhos), dos quais 54 serão premiados no próximo dia 27 de novembro (terça-feira), em uma cerimônia no Cineteatro Henfil.

Apresentada pela atriz, cantora e ativista Zezé Motta, a solenidade terá início às 8h, e contará com a exibição da peça teatral OMI, uma homenagem para Mulheres Negras Maricaenses, e show de samba raiz, com Linda Baobá.

Na modalidade Desenho, os vencedores levarão o troféu Di Bonilho (em referência ao artista plástico de mesmo nome, que era morador de Maricá, e faleceu em 2017). Já na modalidade Redação, o troféu concedido será o Professora Lucimere Rodrigues de Melo (em referência à ex-diretora do CAIC Elomir Silva, falecida em 2013).

Em sua execução, o concurso reuniu 34 escolas municipais e duas unidades da rede estadual, promovendo a capacitação de profissionais das áreas de Orientação Pedagógica e Orientação Educacional, através de reuniões, painéis e disponibilização de material didático e iconográfico específico sobre o tema “Histórias e Memórias de Mulheres Negras na construção do Brasil”.

Criado em referência ao Dia Internacional da Mulher Negra Latino Americana e Caribenha, o “I Concurso de Redação e Desenho – Teresa de Benguela” é realizado pela Prefeitura de Maricá, através das coordenações de Políticas para as Mulheres e de Políticas para a Igualdade Racial, da Secretaria de Participação Popular, Direitos Humanos e Mulher.

Em parceria com as secretarias municipais de Educação e de Cultura, a iniciativa tem o apoio de entidades representantes do Movimento Negro, tais como: MNU, UNEGRO, Coletivo de Mulheres Negras Entre Lugares – Luz Negra e MOVIDADE.

Programação:

9h – Apresentação da Peça Teatral OMI

10h – Mesa de Abertura

10h20 – Homenagem à Mulheres Negras Maricaenses

10h40 – Premiação dos vencedores do concurso, com a cessão de medalhas, troféus e um livro

12h – Encerramento: Recepção aos convidados com coquetel e apresentação musical da cantora Linda Baobá