Ação de conscientização contra câncer de mama no Posto de Saúde Central - Foto: Katito Carvalho

Em homenagem ao Outubro Rosa, a equipe do Posto de Saúde Central realizou nesta terça-feira (30/10) diversas atividades em sua unidade, como palestras sobre câncer de mama, orientações sobre a doença, distribuição de brindes e tratamento de beleza com aplicação de henna nas sobrancelhas, em parceria com o Centro de Referência de Assistência Social (CRAS).

A coordenadora da unidade, a enfermeira Fernanda Nanci, destacou a necessidade de discutir sobre o assunto e conscientizar a população. “Toda equipe está disposta para ajudar. Nós nos empenhamos ao máximo para orientar os pacientes sobre a necessidade de realizar os exames e ir ao médico especialista, pelo menos uma vez ao ano”, destacou a coordenadora, que conta com mais de 60 funcionários para atender os pacientes de todos os bairros, com programa de aleitamento, imunização, ostomizados, atendimentos médicos nas áreas de ginecologia, mastologia, pré-natal, pré-natal de alto risco, cardiologia, neurologia, neuropediatria, nefropediatria, cirurgia eletiva, urologista, fonoaudiologia infantil, oftalmologia pediátrica, dentre outros serviços.

A enfermeira Renata Santos, diagnosticada com um tumor na mama direita em 2014, quando tinha 29 anos, apresentou relatos do seu tratamento e falou sobre os sinais da doença. “O autoexame deve ser realizado todo mês para detectar os primeiros sinais da doença. Caso seja detectada cedo, a doença tem chance de cura de 100%”. A enfermeira aproveitou para ensinar a maneira correta da realização do autoexame. “Recomendo que seja realizado durante o banho porque com a pele úmida, os dedos deslizam mais facilmente”, orientou.

O evento também contou com a palestra do ginecologista Dayvison Hilário que explicou sobre os fatores genéticos, ambientais e hormonais que possam levar o desencadeamento da doença. “Não há prevenção ao câncer. Quando se descobre já está instalado. O mais importante é fazer sempre exames constantemente e ficar atento aos primeiros sintomas da doença como caroço fixo, endurecido e, geralmente, indolor; alterações no mamilo, mudança na pele, na cor, secreção com odor forte, veia ressaltada e assimetria entre as mamas”, declarou o ginecologista.

A mastologista Isabela Vinagre alertou que cada vez mais aumenta o número de mulheres diagnosticadas com câncer no país, que é a segunda causa de morte das mulheres no Brasil. “Muitas pacientes, principalmente, com mais de 70 anos, nunca fizeram mamografia, por medo ou falta de tempo. E quando identificam algum problema pode ser tarde para a cura. Somente a mamografia detecta o tumor no início”, declarou. Para a mastologista, o cigarro, a bebida alcoólica e o fator genético aumentam a incidência do câncer.

A moradora do bairro Marquês, Monique Lozano, de 38 anos, participou do evento e adorou receber mais informações sobre a doença. “É importante conscientizar as pessoas sobre a importância do autoexame. Sempre vou ao ginecologista, faço preventivo e o autoexame. Cuido da minha saúde”, disse. Já Thais Leal da Silva, de 27 anos, mãe de quatro filhos, não sabia da importância do autoexame. “Sinceridade, nunca fiz, mas vou começar a fazer todo mês. Tenho que ter muito cuidado porque minha mãe morreu aos 42 anos com câncer de mama, além da minha tia também ter morrido cedo. Por isso, foi muito importante eu estar aqui para estar ciente de tudo isso”, salientou.

De acordo com dados do Instituto Nacional de Câncer José Alencar Gomes da Silva (INCA), o câncer de mama é causado pela multiplicação de células anormais da mama, que formam um tumor. No Brasil, estimam-se 60 mil novos casos de câncer de mama para este ano, aumentando, progressivamente, em mulheres jovens. O câncer de mama também acomete homens, porém é raro, representando apenas 1% do total de casos da doença.

Deixe uma resposta

Please enter your comment!
Please enter your name here