Carlos Hiran ministrou curso na Escola Municipal de Administração para futura equipe do hospital - Foto: Marcos Fabricio

A equipe que vai integrar a futura direção do novo hospital municipal Ernesto Che Guevara participou nesta terça-feira (30/10) de um seminário na Escola Municipal de Administração (EMAR), no Centro. Com o tema “Riscos Clínicos e Segurança dos Cuidados Hospitalares”, a palestra foi ministrada pelo médico e especialista em medicina pública e acreditação hospitalar Carlos Hiran Góes, que mora em Londres e é responsável por credenciar diferentes hospitais na Europa. Segundo ele, é preciso implantar uma cultura de qualidade e segurança hospitalar logo no início das operações da nova unidade.

Para exemplificar, Carlos Hiran forneceu números de dez anos colhidos no Reino Unido, onde 588 cirurgias foram realizadas em membros errados de pacientes, e outros procedimentos foram cancelados porque os protocolos estavam incompletos. “Isso num país de primeiro mundo. É importante que o novo hospital, que está começando do zero, tenha uma arrancada de qualidade desde o início. Essa cultura deve existir antes mesmo de o hospital começar a funcionar. Serão 1.400 pessoas trabalhando, e todas devem estar imbuídas nisso”, afirmou o médico.

Para a secretária de Saúde de Maricá, Simone da Costa, o encontro foi importante para discutir temas específicos sobre segurança hospitalar. “É uma filosofia em que todos os riscos estão previstos nos protocolos. Enquanto o Che Guevara não começa a operar, queremos implantar isso também no Hospital Conde Modesto Leal, onde já existe uma equipe em atividade e cremos que não haverá dificuldade”, projetou Simone.

Deixe uma resposta

Please enter your comment!
Please enter your name here