Palestra sobre saúde bucal apresentada no Cineteatro Henfil - Foto: Elsson Campos

Nesta segunda-feira (29/10), o Projeto Interior Ativo, do Conselho Regional de Odontologia do Estado do Rio de Janeiro (CRO-RJ), esteve no Cineteatro Henfil, no Centro, para realizar palestras com diversos professores do Conselho para dentistas, auxiliares e técnicos de saúde bucal da rede municipal. Em parceria com a Coordenação de Odontologia do município, o evento marcou o Dia do Dentista, comemorado em 25/10. Cabo Frio, Resende e Macaé também foram municípios escolhidos pelo Conselho para receberem a visita dos especialistas neste mês.

“O Interior Ativo surgiu com a intenção de unir os municípios mais afastados da capital, onde está localizado o CRO-RJ, trabalhando em cima da necessidade dos profissionais para capacitá-los, através de palestras e cursos, a prestar um excelente atendimento aos pacientes. Aqui eles têm a oportunidade de um novo aprendizado e poder proporcionar isso aos nossos profissionais de forma gratuita nos deixa imensamente felizes com a conquista, já que estes cursos costumam ser bem caros”, disse Ramon Freitas, cirurgião dentista do município e professor do CRO-RJ.

As palestras foram apresentadas por Ronan Matheus Virgílio, com o tema “Complicações cirúrgicas”; Fernanda Fontoura, dentista desde 1996 da rede municipal de Maricá, com o tema “Desmistificando o atendimento odontopediátrico desde a gestação”; José Rodolfo Verbicario, com o tema “Núcleo de fibra de vidro: do planejamento a cimentação” e Hudson Santos e Fábio Coutinho, com o tema “Otimizando tempo e manuseio nas restaurações fotoativadas”.

Na palestra desmistificando o atendimento odontopediátrico desde a gestação, a dentista Fernanda Fontoura, abordou o atendimento clínico para as gestantes, incentivando que os dentistas clínicos atendam sem receio as grávidas que precisem de tratamento de baixa complexidade, e é neste período da gravidez que a futura mãe e o futuro pai adquirem a consciência nos cuidados com a saúde bucal do bebê que está para chegar. “Normalmente os dentistas limitam o atendimento somente do quarto ao sexto mês de gestação, em decorrência de uma chance menor de complicação neste período, mas eles precisam saber que podem sim atendê-las em outros meses, utilizando técnicas seguras para a mãe e o bebê. Já na odontopediatria, o papel do dentista começa desde o nascimento, identificando, por exemplo, uma anquiloglossia (língua presa), orientando na amamentação e também no uso indiscriminado de bicos artificiais, como a chupeta. O dentista clínico tem papel fundamental neste período e pode colaborar para que a gestante tenha uma saúde bucal em dia e que a criança receba os devidos cuidados bucais também”, concluiu.

Para a dentista Nadir Kataoka, do Posto de Saúde de Ponta Negra, este tipo de atividade é uma forma de aproximar os profissionais que atuam na mesma área, mas em locais diferentes. “Aqui tivemos a oportunidade de uma excelente atualização e estudo, tendo contato mais estreito com outros profissionais e trocando experiências, sem contar, também, que nos sentimos valorizados em nossas profissões pela gestão”, afirmou.

Deixe uma resposta

Please enter your comment!
Please enter your name here