Atividades com música na Flim - Foto: Katito Carvalho

Fazendo parte da programação da IV Festa Literária de Maricá (Flim), a tenda Maricá no Mundo da Leitura, na Praça Orlando de Barros Pimentel, recebeu o projeto de Musicalização com os professores Sérgio Aranda e Roniel Azevedo nesta sexta-feira (26/10). A apresentação reuniu alunos do Pré-2 e das turmas do primeiro ao quarto ano, da Escola Municipal Retiro, que cantaram, dançaram e se divertiram ao som de músicas infantis.

Participando da Flim pela primeira vez, a aluna do quarto ano da E.M Retiro, Maria Vitória Santos, de 10 anos, contou a empolgação com o que estava prestes a ver na festa. “Eu quase não dormi pensando que viria aqui hoje e estou gostando muito do que estou vendo. Quero comprar um diário e livros de princesas”, disse.

A diretora da escola, Adriana Ribeiro, comentou a importância das atividades para os alunos. “Eu acho de suma importância esse tipo de atividade externa, principalmente para o crescimento dos alunos e a nossa escola, por ser em área rural, limita muito o acesso dos alunos aos eventos culturais e por isso procuramos sempre trazê-los nas atividades que são realizadas aqui”, explicou.

Quem também estava empolgado era o aluno Roger Lima, de 10 anos, e do quarto ano da escola. Ele contou sua expectativa para o que iria comprar na Flim. “Eu estou muito interessado num livro de mágica, pois eu quero aprender cada dia mais e indico que todos venham. Aqui tem atividade para crianças, jovens, adultos e até criancinhas pequenas. Tem livro para todo mundo aqui e a Flim é muito legal, indico que venham”.

Atuando como agente cultural na Escola Municipal Vereador Levy Carlos Ribeiro, Roniel Azevedo teve Sérgio Aranda como seu grande incentivador. “Se me falassem há dois anos que eu seria professor, certamente iria dar risadas, pois nunca me imaginei fazendo isso. Hoje, entrei no curso de pedagogia pois descobri em mim um dom que jamais imaginei. Eu aprendi com o Sérgio este ofício e, diariamente, recebo o retorno dos alunos, o que torna um combustível para mim”, disse.

Sérgio Aranda, apoiador de Roniel, complementou, falando sobre a importância da musicalização no ambiente escolar. “Eu recebo retorno de pais de alunos dizendo que, com a música, as crianças mudaram em casa, se tornando até mais expressivas. A musicalização vai muito além dos instrumentos. Ela pode lidar também com a alfabetização, auxiliando na percepção das palavras e influenciando uma interação, que ajuda no desenvolvimento deles em sala de aula, por exemplo”, concluiu.