Reunião do Maricá Convention & Visitors Bureau - Foto: Adriana Reis

Foi realizado na noite desta quarta-feira (24/10), o I° Jantar de Integração do Maricá Convention & Visitors Bureau (MC&VB), uma associação privada e sem fins lucrativos que tem como função promover o turismo, incentivar eventos e divulgar Maricá. A entidade conta com o apoio das Secretarias de Desenvolvimento Econômico, Comércio e Petróleo e de Turismo e da Companhia de Desenvolvimento de Maricá (Codemar).

Para Alan Novais, secretário de Desenvolvimento Econômico, o associativismo dos empreendedores locais é de suma importância. “A iniciativa dos próprios empresários criarem o MC&VB, construírem este movimento para ajudar na economia da cidade, no fortalecimento do turismo, é fundamental, principalmente por ser iniciativa de quem está acreditando na possibilidade de garantir que a economia da cidade não se reduza às ações da Prefeitura, mas também em ações próprias de cada empresário aqui”, acredita.

Já José Orlando Dias, presidente da Codemar, falou de como a operação do Aeroporto de Maricá pode beneficiar o turismo em Maricá. “Trata-se de um aparelho que ajuda na relação do público-alvo da economia turística do município. Vamos iniciar uma operação piloto e teremos uma média de tráfego de passageiros no aeroporto de 200 pessoas por dia. Quando iniciarmos a operação full, serão 800 pessoas/dia”, afirmou José Orlando, que completou: “Até o final de 2019, a expectativa é receber cerca de 1500 a 2000 pessoas/dia. É gente que tem a capacidade de gastar dinheiro em Maricá”.

O encontro aconteceu num restaurante do Boqueirão, cujo proprietário, Alexandre Pietrobom, é filiado à associação.  O presidente do MC&VB, Paulo Santos, prestou contas dos atos da instituição, instituída legalmente há 90 dias. Dentre as ações, além da parte burocrática de legalização, estão reuniões estruturantes de trabalho, entre elas com a própria Codemar, já que a federação realiza, através de um convênio, trabalho de consultoria e desenvolvimento ao setor privado da cidade através de projetos da companhia. “Classificamos os primeiros noventa dias do MC&VB como a primeira fase, focada na implantação, de forma a estarmos estruturados para que, a partir deste momento, possamos abrir uma nova fase, mais estratégica, colocando o trabalho de uma forma externa. Não podemos esperar 15 anos para virar uma segunda Búzios. O trabalho precisa andar rápido”, comentou.

A segunda fase de trabalho está sendo chamada de “conhecer/ampliar” e será executada nos próximos 180 dias. Dentre algumas atividades, estão a ativação dos grupos de trabalho instituídos e a construção de um calendário de eventos da cidade, além da implementação de um programa de visitas a hospedagens e restaurantes. Outros programas de desenvolvimento de eventos e de captação de eventos externos estão previstos.

Marco Navega, presidente da Federação de Conventions & Visitors Bureau do Rio de Janeiro e vice-presidente da Brasil Conventions & Visitors Bureau, rememorou a parceria da Prefeitura de Maricá na criação da instituição na cidade. “A Prefeitura que está incentivando que Maricá crie produtos e serviços turísticos de qualidade”, pontuou Navega. “Tudo o que vai acontecer em Maricá vai beneficiar o empresário local. Quem não se capacitar vai ficar para trás”, destacou o subsecretário de Turismo Welton Campello.