Foto: Divulgação

A Defesa Civil de Maricá participou da “Mesa Redonda – O perfil do Meteorologista nas empresas” realizada durante a Semana da Meteorologia na UFRJ, no dia 19 de outubro. Participaram do evento os professores e alunos do Departamento de Meteorologia da UFRJ, além de profissionais das seguintes instituições e empresas: Infraero, Neoenergia, Squitter Meteorologia e Hidrologia, Tetratech e a divisão de Meteorologia da Secretaria de Proteção e Defesa Civil de Maricá, representada pela meteorologista Michelle de Lima Ribeiro. O evento contou com o apoio do CREA-RJ.

Durante o evento foram expostas as experiências dos participantes da mesa desde recém-formados na graduação até o atual momento nas respectivas instituições nas quais atuam. Nos debates ficou nítida a expectativa dos formandos em adquirir experiência antes de entrar no mercado de trabalho através de estágios. Ao término, os estudantes do Departamento de Meteorologia da UFRJ se mostraram interessados na possibilidade de construir um acordo de cooperação técnica com a Defesa Civil de Maricá, tendo em vista a importância da meteorologia na gestão de desastres. “É de extrema importância o estreitamento entre a academia e a Defesa Civil para aumentar a resiliência da sociedade maricaense frente aos desastres naturais locais”, avaliou o o secretário da pasta, Luiz Carlos dos Santos.