Foto: Fernando Silva

A Prefeitura de Maricá efetuou nesta terça-feira (23/10) a recarga dos cartões do “Bilhete Único Universitário” (BUU), programa municipal administrado pela Secretaria de Assistência Social. A iniciativa beneficia 2.435 universitários de faculdades públicas e privadas e alunos de cursos técnicos profissionalizantes no deslocamento para instituições educacionais fora do município. Ao todo, a prefeitura pagou R$ 766,7 mil, referentes à parcela do mês de outubro de um novo contrato firmado com a Federação das Empresas de Transportes de Passageiros do Estado do Rio de Janeiro (Fetranspor) e a Riocard estabelecido em agosto.

O valor da recarga repassado varia de acordo com a grade escolar de cada aluno. O valor unitário do bilhete único repassado é de R$ 8,55 referente a uma viagem. No caso do estudante que estuda os cinco dias da semana, considerando ida e volta, ele recebe o benefício mensal de R$ 376,20. Para aqueles que estudam quatro dias da semana, recebem R$ 273,60. Quem viaja durante três dias, recebe R$ 205,20; Dois dias, recebe  R$ 136,80, e para quem viaja apenas um dia na semana recebe a recarga de R$ 68,40.

Criado pela Prefeitura em 2012, o programa Bilhete Único Universitário recarrega mensalmente os cartões dos alunos com o objetivo de garantir o transporte gratuito para instituições educacionais.