A Secretaria de Assistência Social, através do Conselho Municipal dos Direitos das Crianças e Adolescentes (CMDCA), realizará, dia 24/11, a X Conferência Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente de Maricá. O evento, que acontece no CEM Joana Benedicta Rangel (Centro), será conduzido conforme a determinação do Conselho Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente (Conanda), tendo como tema principal “Proteção Integral, Diversidade e Enfrentamento das Violências” e terá cinco eixos de discussões.

O primeiro será pela garantia dos direitos e políticas integradas e de inclusão social; o segundo eixo abordará a prevenção e o enfrentamento da violência contra crianças e adolescentes; o terceiro eixo será sobre orçamento e financiamento das políticas para crianças e adolescentes; o quarto vai discutir a participação, a comunicação social e o protagonismo de crianças e adolescentes e por último, no quinto eixo serão debatidos os espaços de gestão e controle social das políticas públicas para crianças e adolescentes.

A sociedade civil e o governo poderão participar da conferência para dialogar e criar políticas públicas voltadas para crianças e adolescentes no município para que sejam garantidos os direitos previstos na Constituição de 1988 e no Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA). Os interessados poderão se inscrever nas 300 vagas disponíveis através de um cadastro (clique aqui).